General Info
O projeto de pesquisa em desenvolvimento no pós-doutoramento tem por objeto de estudo as relações entre modelos institucionais de educação superior e a gestão de cursos de graduação, com foco na trajetória e nas experiências estudantis na universidade. Parte da compreensão do planejamento como eixo de articulação entre a gestão do sistema de educação superior e a gestão das instituições de ensino superior. Nestas, é dada maior atenção aos cursos de graduação por se entender que ganharam maior visibilidade na gestão e na governança institucional dentro das estratégias de expansão do acesso à educação superior nas últimas décadas. Apesar do aumento no número de ingressantes em cursos de graduação, problemas persistem quanto ao ingresso de jovens na faixa de 18 a 24 aos, como previsto no Plano Nacional de Educação/2014, à permanência dos estudantes e à conclusão do curso. Nesse sentido, o estudo tem por objetivos: analisar implicações dos modelos institucionais vigentes para a gestão e a governança institucional; identificar estratégias e práticas de gestão de cursos de graduação para o monitoramento da permanência e da trajetória dos estudantes, que resultam na conclusão do curso. Uma atenção maior é dada aos cursos que formam professores para a educação básica. O estudo vem sendo realizado junto a outras atividades do Centro Latino-Americano de Pesquisa em Educação Superior – CeLAPES e da Cátedra Carlos Hasenbalg, Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBE/UFRJ.