Banca examinadora

Ana Maria Galano M. Linhart
Maria Rosilene Barbosa Alvim
Santuza Cambraia Naves

Resumo

Comparando iniciativas que atuam em processos de promoção social através do exercício de atividades teatrais, esta dissertação tem como objetivo analisar em que medida a inserção em contextos políticos, históricos e sociais diversos influenciam a configuração das relações entre teatro e sociedade. A proposta dos diretores de teatro Augusto Boal e Amir Haddad, que iniciaram suas práticas nos anos 60, são aqui confrontadas com uma iniciativa típica do contexto dos anos 90: a ONG Se Essa Rua Fosse Minha.

A atenção é direcionada para a incorporação de conceitos como cidadania, e idéias como convívio com a diversidade cultural, valorização de minorias, construção de auto-estima, entre outras, associadas a uma perspectiva inclusiva e de democratização do acesso à produção cultural, no caso das ONGs, em oposição às perspectivas de radical reestruturação social de Augusto Boal, ou de busca de uma estética popular como o caso de Amir Haddad. Trata-se, ainda, de identificar maneiras e estratégia através das quais o teatro tem sido usado de modo a contribuir para projetos de promoção social.

ABSTRACT

This thesis will analise how the insertion into different social, historical, and political contexts influences the relationship between theatre and society, by observing social promotion projects that work with theatre. Augusto Boal’s and Amir Haddad’s projects, which begun in the sixties, are here confronted with a typical purpose of the nineties: the NGO Se Essa Rua Fosse Minha.

The focus is directed towards the incorporation of concepts and ideas like citizenship, living with cultural diversity, minority valorization, self construction and others. These ideas, related with the NGO’s universe, have a perspective of inclusion and democratization of the cultural production’s access to the popular classes. In another way, Boal’s goals have to do with a revolutionary perspective that intends to reach a social re-structurization, while Haddad’s project is based on the search for a popular aesthetics. This research also aims to identify how theatre can contribute to social projects.