André Luis da Silva Nunes

Profa. Yvonne Maggie (Presidente)
Profa. Maria Ligia Barbosa
Profa. Maria de Lourdes Sá Earp
Profa. Ana Pires Prado

A presente dissertação tem por intenção proporcionar, através de um estudo de caso, a apresentação do cotidiano de uma escola pública estadual situada dentro de uma favela, localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
Através de observações realizadas na escola, este trabalho procurou relacionar a vida dos jovens que estudam e fazem parte da comunidade onde esta se encontra inserida – mais de 90% moram na comunidade – com as perspectivas que professores e diretores possuem em relação a estes alunos. Pais perspectivas são concretizadas ao longo da vida escolar destes jovens através dos Conselhos de Classe que antes de serem reuniões voltadas para a avaliação dos alunos, torna-se instrumento para definir que tipo de aluno o jovem é e, conseqüentemente, que tipo de pessoa irá tornar-se.

Palavras-chave: escola, comunidade, conselho de classe, violência, Sucesso Escolar .