Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato

Banca examinadora

Mirian Goldenberg
Maria Rosilene Barbosa Alvim
Pedro Benjamin Carvalho Garcia

Resumo

Este trabalho procura compreender como um conjunto de representações sociais sobre adolescência e sexualidade se consolidou em políticas públicas para a orientação da sexualidade nesta fase da vida e, ao mesmo tempo, como estas políticas públicas de caráter generalizante eram (re) apropriadas na singularidade de uma sala de aula. A partir do estudo de duas políticas públicas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e o “projeto aids e a escola”, e de um projeto de orientação sexual realizado na Escola Municipal Orsina da Fonseca/Tijuca-RJ, pretendo contribuir para o desvelamento de aspectos das classificações sobre as fases da vida na sociedade brasileira, sobre as representações da masculinidade, feminilidade e homossexualidade, sobre os ritos necessários para a transição da infância à idade adulta, sobre as intrincadas relações de gênero presentes no cotidiano de docentes e discentes no cenário escolar, sobre o estado das relações de força entre as gerações e a consolidação das classificações coletivas em problemas sociais passíveis de recebimento de políticas públicas.

ABSTRACT

This work aims to comprehend how a set of social representations about adolescence and sexuality are consolidated in goverment’s policies for the orientation of the sexuality in this phase of the life and, at the same time, how these government’s policies were appropriated to the singularity of a classroom. Studying the National Curricular Parameters (PCN’s), the “aids and the school project”, and a project of sexual orientation in a Public School Orsina da Fonseca/Tijuca-Rio de Janeiro-Brazil, I intend to contribute for the analyze of aspects of the classifications of the phases of the life in the Brazilian society, the representations of the manliness, femininity and homosexuality, the necessary rites for the transition of the childhood to the adult age, the intricate gender relationship presents in the everyday of the school, the sate of the force relationship among generations and also the consolidation of the collective classifications in social problems.