Paola Cappellin
Mirian Goldenberg
Ana Clara Ribeiro Torres
Maria Isabel Baltar

A tese de doutorado é um estudo comparativo de processos políticos e institucionais inter-relacionados com as demandas feministas por direitos sexuais e reprodutivos, no Brasil e no Chile. O objetivo do estudo foi compreender a contribuição dos debates atuais sobre sexualidade e reprodução para as transformações da modernidade contemporânea. Como unidades analíticas tomamos o campo político da sexualidade e da reprodução – seus elementos constitutivos (atores, marcos cognitivos, pautas temáticas, relações políticas) e suas dinâmicas (os processos de interação, experiências políticas, etc.) – e as institucionalidades relacionadas a essa área de regulação social (leis, políticas públicas, serviços, organismos, etc.). A conclusão da investigação é que, no Brasil e no Chile, os movimentos por direitos sexuais e reprodutivos contribuem para as transformações da modernidade, na medida que suas ações têm um duplo sentido de incremento da reflexividade institucional e de busca de um novo equilíbrio entre os princípios de regulação e de emancipação, no campo da sexualidade e da reprodução.

ABSTRACT

This is a comparative study about political processes related to feminist discussion on sexual and reproductive rights, in Brazil and Chile. Its purpose is to understand the role of the new debates about sexuality and reproduction in contemporaneous modernity’s changes. The analytical units used are the political fields (actors, frameworks, themes, politics relationships, etc.) and institutional arrangements (laws, politics, public services, etc.). The research evidences that social movements for sexual and reproductive rights participate in social changes stimulating the institutional reflexivity and new balances between the modern principles of regulation and emancipation in the area of sexuality and reproduction.