Prof. José Ricardo Ramalho (co-orientador)
Profa. Nadya Araujo Guimarães
Prof. José Sérgio Leite Lopes

Este trabalho analisa a organização de princípios de qualificação profissional no espaço da intermediação das vagas de trabalho. Considerando intermediários, ou intermediadores, os agentes sociais que se colocam entre os demandantes de vagas e os ofertantes das mesmas, e tornando como objetos de estudo a revista Vencer! E a ONG Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) , a pesquisa pretende mostrar como são edificadas e justificadas convenções de avaliação das pessoas em suas qualidades úteis ao trabalho e como são mobilizados critérios e instrumentos de avaliação dessas qualidades. Trata-se de aplicação empírica de um arcabouço teórico que pergunta pela construção de acordos sobre as formas de julgamento social, cujo maior representante é o sociólogo francês Luc Boltanski. A pergunta que se faz é como, no espaço da intermediação do trabalho, são relacionados modelos de qualificação e praticas de capacitação. Primeiramente, é fornecido um panorama das atuais formas de justificação dos mecanismo de seleção ao trabalho e depois e revelado como os princípios dessa justificação apresentam-se em situações de capacitação de estudantes.

RÉSUMÉ

Cette travail analyse l’organisation de principes de qualification profissionelle dans l’espace de l’intermédiation de les postes de travail. En considéreant comme intermédiaires, ou intermédiateurs, les agents sociaux qui se mettent entre les demandeurs de postes e les offerteurs des mêmes, et en adoptant comme objets d’étude la revue Vencer! et l’ONG Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), la recherche a l’intention de montrer comme sont édifiés et justifiés conventions d’avaliation de las personnes en ses qualités utiles au travail et comme sont mobilisés critères et instruments d’évaluation de cettes qualités. Il s’agit de application empirique d’un schéma théorique qui demande pour la construction de accords sur les formes de jugement social, dont le plus grand représentant est le sociologue français Luc Boltanski. La question qui se pose est comme, dans l’espace de l’intermédiation du travail, sont rapprocheés modèles de qualification et pratiques de capacitation. D’abord, est fourneé un panorama des actuels formes de justification de les mécanismes de sélection au travail et ensuite est révélée comme les principes de cette justification se présentent en situations decapacitation d’étudiants.