Ana Lúcia Guimarães

Yvonne Maggie

Essa tese analisa dois grupos de mulheres que cursam o ensino superior em Instituições pública e particular do Rio de Janeiro, procurando entender tal significado do diploma para estas mulheres e como este fato está relacionado com as temáticas de educação: família e casamento na sociedade brasileira contemporânea.
A análise das trajetórias educacionais e o relato das histórias de vida, bem como a aplicação de um questionário sócio-cultural em 140 alunas universitárias, sendo 70 de uma faculdade particular da zona oeste do Rio de Janeiro (FIA) e 70 de Universidade Pública (UP) da região central do Rio de Janeiro, consistiram nas estagiárias adotadas para responder o questionamento de por que tantas mulheres hoje buscam concluir uma graduação.

Esta pesquisa revela que na sociedade brasileira contemporânea, as mulheres estão cada vez mais buscando na conclusão do ensino superior a oportunidade de mudarem de projeto de vida, família e casamento. Elas querem liberdade de pensamento e ação. Desejam ser percebidas como indivíduos capazes de fazer escolhas e tomar decisões.