Claudia da Silva Pereira

Mirian Goldenberg
Maria Rosilene Barbosa Alvim
Bernardo Jablonscki

O presente trabalho tem por objetivo descrever o estilo de vida de adolescentes de 15 a 19 anos, pertencentes a famílias das camadas médias da Zona Sul do Rio de Janeiro, identificando os seus valores, representações, projetos de vida, formas de sociabilidade e hábitos de consumo.

A adolescência é aqui analisada sob o ponto de vista histórico e social, buscando situá-la como uma fase da vida que se caracteriza por sua liminaridade e por fatores específicos que implicam nesta transição para a vida adulta. Corpo, moda, família e sexualidade são alguns dos temas explorados durante a pesquisa.

A partir da análise da categoria de acusação “patricinha”, muito presente no discurso das adolescentes, são discutidas questões relativas às formas de classificação utilizadas para a delimitação de fronteiras sociais, assim como para formação de suas identidades.

Esta pesquisa baseia-se no resultado de um levantamento quantitativo realizado com 100 estudantes da Zona Sul, na análise da revista Capricho, do seriado televisivo americano Friends, de conteúdos retirados de sites e de entrevistas em profundidade.

ABSTRACT

The present work has the proposal of describing the life style of teenagers between the age of 15 and 19, who belong to middle-class families of Rio de Janeiro’s South Zone, identifying their values, representations, life projects, sociability ways and consuming habits.

Adolescence is analyzed from a historical and social point of view, in an attempt of placing it as a life phase typified for its liminarity and for specific factors that influence in this transition into adult life. Body, fashion, family and sexuality are some of the themes explored in the research.

Focusing the analyzes of the “patricinha” category, a constant presence in adolescents’ speeches, we discuss questions related to the classification ways used in the delimitation of social frontiers and in their own identity construction.

This research is based on the results of a survey developed with a hundred students of South Zone, on the “Capricho” magazine analyzes, on the American TV program Friends and also on some sites contents and interviews.