Gláucia Villas Bôas
André Botelho
Ilana Strozenberg

O objetivo central desta pesquisa é compreender o sucesso de audiência do programa de televisão Big Brother Brasil (BBB), exibido pela Rede Globo de Televisão no início do ano de 2002. A metodologia incluiu a análise do material visual (os programas gravados) e a observação do material publicado em jornais, periódicos e nas páginas da “internet” sobre o programa de TV. Inicialmente abordei a ausência de uma reflexão mais freqüente sobre a televisão nas ciências sociais e a partir da descrição do Big Brother Brasil tento perceber que elementos o programa trouxe para atrair os telespectadores. Neste sentido, o convite feito ao telespectador para ”espiar” a vida de doze pessoas confinadas numa casa foi interessante para atraí-lo, bem como a interatividade proporcionada pelo programa e a presença da cordialidade que marcou a convivência dos participantes.

Palavras-chave: sociologia da cultura; cultura de massa; televisão.