Luciana Gonçalves de Carvalho

Banca examinadora

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti
José Reginaldo Gonçalves
Gilberto Velho

Resumo

Esta dissertação resulta de um trabalho de campo realizado entre os anos de 1993 e 1997, junto a artistas e espectadores de espetáculos de rua do Largo da Carioca, no centro do Rio. Aqui discuto as interações que estes estabelecem entre si, a partir da análise de suas falas e comportamentos. Parto da hipótese de que tais espetáculos criam na praça pública um mundo especial de brincadeira, ironia e riso popular, dentro qual a rotina da cidade é suspensa. Cria-se um tipo especial de comunicação entre os indivíduos, caracterizado pela utilização de formas especiais de vocabulário e pela eliminação das distâncias que os separa na vida cotidiana. Discuto o deslocamento operado por tais espetáculos com relação ao cotidiano da vida urbana, através da perspectiva dos ritos de passagem e da noção de performance.

ABSTRACT

This thesis results from a field work developed between 1993 and 1997 close to artists and spectators of street shows located in Largo da Carioca in Rio city downtown. I discuss the interactions established by themselves from their speeches and behavior analysis. I start from the hypothesis which those street shows create in public squares a special word for fun, irony and popular laughing within which the city routine emerges. A special kind of communication between individuals is created which is caracterized by a special usage of vocabulary and by the elimination of distances which set them apart in daily life. I discuss the displacement worked by those street shows in relation of the daily urban life through the perspective of the rite de passage and the notion of performance.