Luiz Antonio Machado da Silva
José Ricardo Ramalho
Simoni Lahud Guedes

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de constituição de práticas sócio-empresariais populares. A pesquisa se apoiou no estudo de dois casos de iniciativa de moradores da Baixada Fluminense: uma micro-empresa de serviços de telefonia e um jardim-escola informal. O foco de análise está na unidade doméstica desses empreendedores. Dessa forma, pretende-se perceber o sentido social que este segmento atribui às suas práticas empresariais que reúnem recursos e esforços na construção de estratégias de negócios capazes de promover formas de inserção produtiva que visam, principalmente, a reprodução material e social da unidade doméstica. A hipótese subjacente é que, sob certas condições, decisões baseadas no princípio da reciprocidade (Polanyi) podem prevalecer mesmo em ambientes dominados pela economia mercantil e pela racionalidade instrumental.

ABSTRACT

The object of this work is to analyze the constitution of the popular managerial practices. The research is based on two cases: a small company of telephonic service and a kindergarten. The focus of the analyses is the domestic unit of its entrepreneurs. Thereby it intends to realize the social sense this segment attributes to its managerial practices.