Profa. Yvonne Maggie (Presidente)
Profa. Maria Laura Cavalcanti
Prof. Jean-François Véran

Essa dissertação é um estudo antropológico sobre um conjunto musical de uma Escola de Samba: a Velha Guarda Show da Portela. E tem como objetivo responder a seguinte questão: o que faz a velha guarda,Velha Guarda? A Velha Guarda Show da Portela foi fundada em 1970 por iniciativa do músico Paulinho da Viola e agrupa homens e mulheres para representarem a Escola de Samba Portela. No meu trabalho de campo, além das entrevistas com integrantes do grupo e das observações participantes, li jornais e revistas da década de 1970, na tentativa de responder a questão por mim formulada. Todo esse material de campo e da elaboração da história de vida de seis integrantes do grupo levou-me a compreender um paradoxo fundamental na lógica de organização do grupo que é o paradoxo da autenticidade versus sucesso. Esse paradoxo aliado ao drama vivido na Portela na década de 1970 entre dois projetos, dos compositores e da diretoria, que tinham entendimentos diferenciados a cerca do papel da Escola no cenário do samba carioca, me levaram a entender melhor a fundação e formação das fronteiras da Velha Guarda Show da Portela.

Palavras-chave: Escola de Samba Portela, Autenticidade, Sucesso, Velha Guarda da Portela.