Rosângela Nair de Carvalho Barbosa

Gláucia Kruse Villas Bôas
José Maurício Domingues
Maria de Lourdes de A. Fávero

Este trabalho examina o projeto da Universidade do Distrito Federal (UDF) criada no Rio de Janeiro em 1935 a partir da análise dos documentos do seu arquivo e de entrevistas com ex-alunos. Os ideais do projeto são tratados em relação às práticas acadêmicas que instituiu e ao contexto sócio-cultural da década de 30. O rompimento com a tradição bacharelesca e autodidata da formação intelectual brasileira era um dos ideais mais caros do projeto, de forma que seu sistema de ensino se estruturou bem integrado à pesquisa e à formação de professores. Verifica-se que a UDF nasceu articulada à vida pública e cultural da cidade e ao seu sistema de ensino básico, pois, além de almejar a modernização geral do país, esta universidade desejava atender objetivos bem particulares, locais, resultantes da preocupação com os problemas urbanos do Rio de Janeiro. Esta instituição pioneira em diversos cursos, foi extinta em 1939, depois de haver diplomado 127 alunos.

ABSTRACT

This work examines the project of the University of the Federal District (UDF) created in Rio de Janeiro in 1935, from the analysis of the papers from its file and from interviews with ex-students. The ideals of the project are approached in relation with the academic practices it established and to the social and cultural context of the 30’s. The rupture from the baccalaureate and self-educated tradition of the Brazilian intelectual formation was one of the most costly ideals of the project, in a way that its teaching system was structured well integrated to research and to teaching formation. It’s verified that UDF was created articulated to the public and cultural life of the city and to the city’s elementary teaching system, for beyond aiming the general modernization of the country, this University wanted to reach specific, local goals resulting from the concern with Rio de Janeiro’s urban problems. This institution, pioneer in several courses, was extinct in 1939, after having graduated 127 studens.