Banca examinadora

Elsje Lagrou, IFCS/UFRJ;
Myrian Lins e Barros, ESS/UFRJ;
Wallace Barbosa, UFF;
Antonio Augusto Arantes, UNICAMP

Resumo

Louça de barro: feita para autoconsumo, para presentear vizinhos e parentes e para ser comercializada, dentro e fora do universo em que é produzida. Modelada quase que só por mulheres, há muitas gerações na localidade do Candeal, no Norte de Minas Gerais, a produção esteve próxima da extinção, sendo revitalizada por um projeto de intervenção que buscava o desenvolvimento social, tomando por base o fazer artesanal local. Esta tese, ao analisar o processo de feitura dos objetos e seu significado para os agentes envolvidos com o mundo da louça nas esferas local, regional e nacional, revela como essas pessoas vão construindo e transformando sua própria história através da louça, como tecem uma rede de relações sociais e estabelecem o sistema de representação que os orienta no trânsito por diferentes níveis da realidade social.

Palavras-chave: 1. Produção Artesanal Minas Gerais. 2. Cerâmica. 3. Relações de parentesco. 4. Organização social. 5. Sistema de representação. 6. Antropologia do objeto

ABSTRACT
THE CANDEAL PEOPLE : SIGNIFICANCE AND ROUTES OF CLAY OBJECTS

Objects of clay: made for self-usage, to offer to neighbors and relatives, and to be commercialized, in and outside of the universe in which they are produced. For many generations being molded almost exclusively by women in Candeal, a place in Northern
Minas Gerais, the production of clay objects was close to extinction, being revitalized by an interventionist project that aimed at social development, having for basis the craftsmanship found in the place.
This dissertation, when analyzing the process of the making of these objects and its meaning to the agents involved with this universe in local, regional, and national levels, reveals how these people construct and transform their own personal history through the
objects they produce, as well as how they weave a net of social relation and establish the system of representation that guides them on their way through different levels of social reality.

Keywords: 1. Craftsmanship Minas Gerais. 2. Ceramics. 3. Kinship. 4. Social Organization. 5. Representation system. 6. Anthropology of the object.