Karim Abdalla Helayel

Resumo:

A pesquisa desenvolvida possui, como temática mais ampla, a questão substantiva referente às relações de favor nos chamados textos de interpretação do Brasil. No âmbito desta dissertação, o favor é entendido como parte relevante de nossa dinâmica sociocultural, atuando como elemento interpelador e orientador da conduta dos atores sociais aqui circunscritos. Neste sentido, o objeto deste trabalho é a interpretação tecida pelo sociólogo e crítico literário Roberto Schwarz, a respeito deste aspecto constitutivo central da experiência social brasileira, também codificado nos romances escritos por Machado de Assis, os quais constituem seu objeto de estudo. O objetivo principal da presente dissertação é a reconstituição analítica do argumento de Schwarz, a respeito do favor, a partir da interpretação do Brasil contida em sua obra, tomando como materiais principais os livros Ao vencedor as batatas (1977), Um mestre na periferia do capitalismo (1990) e Duas meninas (1997).

Palavras-chave:

Roberto Schwarz; relações de favor; interpretações do Brasil; pensamento social brasileiro; sociologia política

Abstract:

The research work presented in this Dissertation sets out to widely approach the relevant issue of the favor relationships in the so-called texts of the interpretation of Brazil. In the framework of the present study, favor is understood as a salient part of our sociocultural dynamics, playing the rôle as a mediator and guideline of the behavior of the social actors we refer to here. In this sense, the object of our research is the interpretation worked out by the sociologist and literary critic Roberto Schwarz, on this central and constitutive aspect of the Brazilian social experience, already codified in the novels by Machado de Assis, and which realize Schwarz’s research object. The main goal of the present Dissertation is the analytical reconstitution of the argument by Schwarz about favor, starting off from the interpretation of Brazil described in his work and adopting as the main material his books Ao vencedor as batatas (1977), Um mestre na periferia do capitalismo (1990) and Duas meninas (1997).

Keywords:

Roberto Schwarz; favor relationships; interpretations of Brazil; brazilian social thinking; political sociology.