Júlia Polessa Maçaira

Resumo:

Esta tese compara os processos de recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico nos livros didáticos de sociologia e nos manuais de ciências econômicas e sociais publicados, respectivamente, no Brasil e na França, na primeira década do século XXI. A pesquisa justifica-se pela relevância da investigação acerca da formação sociológica de milhões de jovens matriculados no sistema escolar, pela originalidade da análise comparativa de países distintos e pela identificação de uma lacuna de estudos nessa temática. As principais questões da pesquisa foram relativas aos processos de recontextualização pedagógica por meio dos quais os conhecimentos científicos são apropriados e relocalizados como conhecimentos escolares, identificando quais foram os conteúdos sociológicos selecionados e como foram recontextualizados para o público escolar. Do ponto de vista metodológico, para discernir as principais semelhanças e diferenças entre a sociologia escolar produzida em cada país, foram analisadas quantitativa e qualitativamente as ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, esquemas explicativos, charges, dentre outros) em 13 livros didáticos (sete brasileiros e seis franceses), considerando-se o potencial delas enquanto ferramentas da recontextualização pedagógica. A comparação com os manuais de outro país realizou-se como uma ferramenta analítica, tendo como objetivo olhar a produção didática nacional a partir do contraste com outra realidade. Identificou-se que o ensino de sociologia e de ciências econômicas e sociais nos dois países aproximava-se no objetivo de fornecer ferramentas de análise para a leitura da sociedade em que o aluno vive, porém diferenciavam-se nas abordagens didático-pedagógicas para alcançá-lo. Observaram-se, na análise do material brasileiro, o predomínio da narrativa didática, a ênfase no referencial eurocêntrico e o tratamento histórico de teorias e conceitos; e, na França, identificou-se a padronização de um modelo didático centrado na elaboração de exercícios a partir da análise de documentos textuais e visuais, privilegiando a realidade contemporânea francesa ou europeia e o referencial intelectual francês. Para destacar as diferenças entre essas distintas abordagens priorizou-se a análise das temáticas do trabalho, das desigualdades sociais e da cultura, presentes nos manuais dos dois países, mas com tratamentos teóricos e didáticos distintos. Sendo assim, esta tese pretende contribuir para as discussões sobre o ensino da sociologia no Brasil, em diálogo com o campo da sociologia da educação e, em particular, das teorias de currículo, especialmente no que concerne à produção de materiais didáticos destinados aos alunos da educação básica.

Palavras-chave:

sociologia;sociologia da educação;Brasil e França

Abstract:

This thesis compares the processes of pedagogical recontextualization of sociological knowledge in the textbooks of sociology and the manuals of economic and social sciences published respectively in Brazil and France in the first decade of the 21st century. The research is justified by the relevance of investigation on sociological and political education of millions of young people enrolled in the school system, by the originality of the comparative analysis of different countries and by identifying a study gap in this area. The main questions of the research were related to the processes of pedagogical recontextualization through which scientific knowledge is appropriated and relocated as school knowledge, identifying which sociological contents were selected and how they were recontextualized for the public school. From a methodological point of view, in order to discern the main similarities and differences between the school sociology produced in each country, the research has analyzed the illustrations (photographs, tables, graphics, explanatory schemes, cartoons, among others) in 13 textbooks (seven Brazilian and six French), considering their potential as tools of pedagogical reconceptualization. The comparison with manuals of another countries was carried out as an analytical tool, aiming to look at the national didactic production from the contrast with another reality. The teaching of sociology and economic and social sciences was close in the two countries in terms of the provision of analytical tools for the reading of the society in which the student lives, however they differed in the didactic-pedagogical approaches. In the Brazilian material prevails the didactic narrative, the emphasis on the Eurocentric referential and the historical treatment of theories and concepts. France is characterized by the standardization of a didactic model centered on the elaboration of exercises based on the analysis of textual and visual documents, focusing on French or European contemporary reality and the French intellectual reference. In order to highlight the variations between these different approaches, the thesis prioritized the analysis of labor issues, social inequalities and culture, presented in the manuals of the two countries, but with different theoretical and didactic treatments. Therefore, this thesis intends to contribute for the discussions about the sociology teaching in Brazil, in dialogue with the field of sociology of education and curriculum theories, especially regarding the production of its textbooks for students of basic education.

Keywords:

sociology;sociology of education;Brazil e France