Prof. Marco Antonio Gonçalves, Presidente;
Profa. Elsje Lagrou;
Prof. Scott Head;
Profa. Elizabeth Pissolato.

A televisão, assim como, outros aparelhos domésticos entraram na Aldeia Sapukaia (Guarani Mbyá, Rio de Janeiro) após a inclusão da energia elétrica através do projeto Luz para Todos do Governo Federal, cujo objetivo é “modernizar o campo e melhorar o estilo de vida das pessoas” dando-lhes oportunidades para adquirir eletrodomésticos e novos projetos sociais. Os Guarani apoiaram o projeto pois desejavam os eletrodomésticos. Na posse desses objetos os Guarani passam a conhecer mais o “mundo” do juruá (não índio), assim como refletem sobre seu próprio mundo. Essas relações e percepções dos Guarani sobre as novas tecnologias e em especial a televisão é objeto central de investigação desta tese que pretende apresentar através de uma etnografia as ações e experiências vivenciadas pelos Guarani diante das imagens proporcionadas pela inclusão do aparelho de TV no cotidiano da aldeia. Portanto, essa relação com os objetos eletrônicos, eletrodomésticos e a percepção Guarani sobre estes objetos e como vivenciam estas práticas é o tema primordial desta etnografia.

Palavras Chave: Guarani Mbyá, televisão, imagens, agência.