Carla Renata Braga Correa

Profa. Maria Helena M. de Castro
Profa. Isabel Cristina Lelis

O presente trabalho visa apreender a relação entre novas tecnologias de informação e de educação. Considerada uma grande promessa na diminuição das desigualdades, a tecnologia ataca diretamente a eficiência, o aprendizado e o aperfeiçoamento dos professores. Essa relação é observada a partir da visão do docente, entendendo que os professores são os agentes viabilizadores da introdução da tecnologia e podem fornecer pistas da forma como a tecnologia é usada nas escolas, questão principal a ser elucidada neste tema. Como qualquer outro recurso ou inovação escolar, a sua implantação é influenciada pelo contexto social que o cerca. E, neste sentido, a abordagem dos estabelecimentos escolares , cujo pressuposto é de que as escolas podem fazer a diferença na trajetória escolar dos estudante, permite, de maneira dinâmica, perceber que todas as decisões são permeadas pelas interações individuais em todos os níveis, desde a sala de aula até o âmbito institucional.