Prof. Peter Fry
Prof. Marcos Chor Maio

Em 2002, o Rio de Janeiro tornou-se o primeiro estado do país a adotar uma lei de reserva de vagas, tanto para estudantes egressos de escolas públicas quanto para candidatos auto-declarados negros ou pardos, em suas universidades públicas, respectivamente a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A partir de então, no Brasil, iniciou-se uma grande controvérsia envolvendo um deslocamento no centro do discurso constituinte de sua identidade de estado-nação, ou seja, a marca miscigenada de seu povo. O presente estudo é baseado num período de pesquisa compreendido entre os anos de 2001 e 2004. O objetivo desta análise será o de discutir certos aspectos da relação entre as representações sobre classe e raça assim como configuradas nas leis de reserva de vagas na UERJ e UENF a partir de 2001. Proponho neste trabalho pensar a atualização dos usos dessas categorias quando colocadas em prática nas leis de reserva de vagas das universidades públicas estaduais do Rio de Janeiro.

Abstract

In 2002, Rio de Janeiro became the first Brazilian state to adopt a law reserving spaces in its public universities – specifically the State University of Rio de Janeiro (UERJ) and the North Fluminense State University (URNF) – for students from public high schools and
students who self-identified as either black or pardo/mulatto. There began in Brazil a controversy involving a dislocation in the center of the discourse on Brazil´s identity as a nation-state, or be it, the mark of miscegenation of its people. The present study is based on information assembled from 2001 to 2004. The objective of this research will be to discuss certain aspects of the relation between “class” and race” representations, as configured in the laws of vacant reserve in UERJ and UENF from 2001. I propose in this work to think the “update” of the use of these categories when placed in the context of the laws of vacant reserve of the Public State Universities in Rio de Janeiro.