Larissa Quillinan Machado Larangeira

Resumo:

Esta dissertação tem por objetivo analisar as representações sobre as piriguetes, focalizando a estética e a moda associadas à determinadas mulheres rotuladas ou acusadas de serem piriguetes. A piriguete representa, primeiramente, uma mulher que não se adéqua às normas de conduta feminina – ela expressa sua sexualidade e seu desejo, sua liberdade e seu poder. Pretende-se entender como o mundo do funk carioca se tornou o sustentáculo desse tipo de representação do feminino no qual se cria um modo ou moda piriguete e, posteriormente, como essa representação foi dissociada do mundo funk. Para tanto, foi analisada a representação da piriguete na mídia, especialmente a partir das personagens Suellen, da telenovela Avenida Brasil, Fatinha, do seriado Malhação, e Lurdinha, da telenovela Salve Jorge. Também foi analisada a construção da categoria “coroa piriguete” como uma categoria de acusação que se articula a diferentes operadores sociais da diferença, tais como gênero, sexualidade e idade. De um conjunto de características relacionadas às piriguetes podem-se apreender duas ordens de problemas sociológicos: a primeira delas aponta para uma forte demarcação de gênero e interdição da sexualidade e a segunda para o estigma relacionado ao peso acusatório das falas e das representações negativas sobre o que é ser piriguete.

Palavras-chave:

mulheres;piriguete;gênero;sexualidade;envelhecimento

Abstract:

This dissertation aims to analyze the representations of “piriguetes” focusing on aesthetics and fashion associated with certain women accused of being or labeled as “piriguetes”. The “piriguete” is, first of all, a woman who does not fit in the standard feminine behaviors – she expresses her sexuality and desire, her freedom and power. It also aims to understand how the world of “funk carioca” became the mainstay of this type of female representation in which you create a “piriguete” fashion and subsequently how this representation was dissociated from the funk world. Therefore, the representation of “piriguetes” in the media was analyzed, especially regarding the characters Suellen, from the soap opera Avenida Brasil, Fatinha, from the Malhação tv series, and Lurdinha, from the soap opera Salve Jorge. We also analyzed the construction of the category “coroa piriguete” as a complaint category that articulates different social operators of difference, such as gender, sexuality and age. A set of characteristics related to “piriguetes” may apprehend two sociological problems of orders: the first points out to a strong demarcation of gender and interdiction of sexuality and the second to the stigma related to the accusatory weight from the statements and negative representations about what is to be a “piriguete”.

Keywords:

women;piriguete;sexuality

Orientador:

MIRIAN GOLDENBERG