Fernanda Carmagnanis

Profa. Mirian Goldenberg, Presidente
Profa. Yvonne Maggie
Profa. Claudia Pereira

A proposta deste trabalho é analisar a imagem do idoso a partir de um programa de TV chamado Bonde Alegria, produzido e apresentado por frequentadores da UnATI/UERJ (Universidade Aberta da Terceira Idade).
Foram realizadas onze entrevistas com os alunos-participantes do programa Bonde Alegria, oito mulheres e três homens. Juntamente com as entrevistas analisei os onze primeiros programas, de setembro de 2008 a dezembro de 2009. Também analisei o programa Globo Repórter, veiculado pela Rede Globo, com o objetivo de enxergar possíveis comparações com o programa Bonde Alegria.
As imagens sobre o envelhecimento, assim como o papel das UnATIs, levantam questões importantes, como a invisibilidade da velhice e a juventude como um valor na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Imagem, Envelhecimento, Terceira Idade.