Resumo:

Esta dissertação tem como objetivo central apreender quais elementos configuram os projetos de socialização política dispostos nos ensinos de Educação Moral e Cívica (1969-1993) e de Sociologia (2008-2014), duas disciplinas que representaram, nos últimos 50 anos da educação brasileira, os carros-chefes da noção de “educação para a cidadania”. A questão central que aqui se perscrutou foi: quais projetos de socialização política estão dispostos nestas duas disciplinas, ou seja, quais padrões de comportamento e atitude política procuram-se introjetar nos estudantes a partir do ensino de Educação Moral e Cívica (EMC) e do ensino de Sociologia (ES)? Esta dissertação construiu-se principalmente através do diálogo com as áreas temáticas da socialização política e de citizenship education. No que se refere à sua sustentação metodológica, esta pesquisa baseou-se na análise documental, empreendida sobre propostas curriculares de EMC e de Sociologia, bem como sobre manuais didáticos de ambas as disciplinas que foram aprovados pela Comissão Nacional de Moral e Civismo – no caso da EMC – e pelo Programa Nacional do Livro Didático – no caso do ensino de Sociologia.

Palavras-chave:

Educação para a cidadania. Socialização Política. Ensino de Sociologia. Educação Moral e Cívica

Abstract:

This dissertation has as a central objective to seize the political socialization projects which are part of the teaching of Moral and Civic Education (1969-1993) and Sociology (2008-2014), two subjects that represented, in the last 50 years of Brazilian education, the main ideas regarding “education for citizenship”. The most important question hereby explored was: which political socialization projects are part of the subjects mentioned, that is, which behavior and political approach patterns we are trying to incorporate into our students from the teaching of Moral and Civic Education and Sociology as well? This paper was based upon the dialogue between the themes related to political socialization and citizenship education. In regard to its methodological support, this research focused on the documental analysis, referred to Moral and Civic Education and Sociology teaching proposals, as well as didactic manuals from both subjects which have been approved by the National Commission of Moral and Civility – in relation to Moral and Civic Education – and by the National Program of Didactic Books – in relation to Sociology.

Keywords:

Citizenship education. Political socialization. Teaching of Sociology. Moral and Civic Education