Carolina Zuccarelli Soares

Resumo:

No Brasil, na esteira do debate sobre democratização das oportunidades educacionais, a educação profissional passa por um processo de ressignificação que tem como um dos objetivos aumentar o número de vagas no nível médio de ensino, onde se observa os piores indicadores de repetência e evasão do sistema educacional no país. A tese busca saber em que medida a reorganização da educação profissional promovida a partir de meados da década de 2000, sob a égide da politecnia, contribuiu com a democratização das oportunidades educacionais no ensino médio. Para isso, usando dados secundários, foi feito um panorama da educação profissional de nível médio no país, sendo o mesmo feito para o contexto do mercado de trabalho. Além disso, foi aplicado um questionário direcionado aos estudantes no final da formação técnica de modo, a saber, suas expectativas de progressão escolar e de inserção no mercado de trabalho. Sem caráter de terminalidade, isto é, sem objetivo de encerrar um ciclo de formação, o argumento principal é de que a educação profissional nas modalidades integradas ao ensino médio, em contextos de valorização do diploma acadêmico, serve mais como ponte de acesso ao ensino superior do que para formação de quadros técnicos para o mercado de trabalho.

Palavras-chave:

educação profissonal;mercado de trabalho;oportunidades educacionais

Abstract:

In Brazil, in the wake of the debate on democratization of educational opportunities, vocational education goes through a reframing process that has as one of the main objectives to increase the number of places in secondary level of education, where it is observed the worst repetition indicators and evasion educational system in the country. The thesis seeks to know to what extent the reorganization of education promoted from the mid-2000s, under the aegis of the polytechnic, contributed to the democratization of educational opportunities in high school. For this, using secondary data, it was made an overview of professional education in the country, the same done to the labor market context. In addition, it applied a questionnaire directed to students at the end of technical training mode, namely, their expectations of school progress and integration into the labor market. Without purpose of terminating a training programme, the main argument is that professional education in the modalities integrated, in the academic diploma valuation contexts, serves more as access bridge to higher education than for training technicians for the labor market.

Keywords:

educational opportunities;labor market;professional education