Alexandre Brasil Carvalho Da Fonseca


Banca examinadora

Regina Célia Reyes Novaes 
Bila Sorj
Pierre Sanchis
Rubem César Fernandes

Resumo

A presença evangélica na mídia eletrônica tem contribuído para a atenção da sociedade e da academia em relação a esse grupo religioso. Por intermédio da aplicação de um survey, entre 935 fiéis de 24 denominações da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, da análise de 135 horas de programação evangélica de rádio e TV e por meio de entrevistas com técnicos e pastores vinculados à mídia, buscamos apontar características da audiência evangélica, relações estabelecidas no campo religioso e os efeitos dessa presença para o cotidiano da prática religiosa. Apontamos que essa presença na mídia acaba por direcionar a criação de estruturas empresariais nas igrejas e organizações evangélicas, formando um novo modelo de liderança religiosa, o qual se caracteriza pela eficiência, velocidade nas decisões e distância estabelecida para com os fiéis.

ABSTRACT

The evangelical Protestant presence in the electronic media has been important in drawing the attention of society and academia to this religious sector in Brazil. By means of a survey of 935 evangelical believers from 24 denominations in Greater Rio de Janeiro, the analysis of 135 hours of evangelical radio and television programmes and interviews, with pastors and technicians linket to the media, the thesis seeks to discern the characteristics of the audience forr the evangelical media, the relations established within the religious field and the effects on everyday religious practice. The author stresses that this media presence ends up encouraging the creation of entrepreneurial structures in the churches and other evangelical organisations, forming a new model of religious leadership characterised by efficiency, quick decision and distance from the ordinary members.