GABRIELA DE SOUZA HONORATO

Liana da Silva Cardoso
Rosaly H. Lima Zaia Brandão

Este trabalho tem como tema central a ascensão social de indivíduos em meio à adversidade econômica e cultural. Com a biografia de nove estudantes universitários, procuro demonstrar que seus percursos sociais foram pouco determinados pelo investimento, práticas e estratégias de classificação social presentes em suas configurações familiares. Sugerindo interpretação distinta ao paradigma dominante da Sociologia da Educação e Desigualdades no Brasil, aponto que os filhos das classes populares são mais suscetíveis à conjuntura política, às práticas democráticas da sociedade civil, às políticas públicas, aos blocos de status, aos movimentos sociais, e ao desenvolvimento econômico para que possam chegar estruturalmente ao ensino superior, tornar os diplomas adquiridos mais rentáveis e desenvolver, assim, uma trajetória de sucesso.

ABSTRACT

This work has as a central theme the individual social ascension in the middle of economic and cultural adversity. By using the biography of nine university students, I demand to demonstrate that their social trajectory were not much determinated by investments, practices and strategies of social classification presented in their families` configurations. Suggesting distinct interpretation to the dominant paradigm of Unequalled Educational Sociology in Brazil, I show that descendant of popular classes are more susceptible to political circumstances, democratic practices of civil society, public politics, status´s blocks, social movements and also to economic growth in order to reach structurally an university, to turn the acquired diploma more profitable and to develop a trajectory of success.