Profa. Elina Gomçalves da Fonte Pessanha
Profa. Eugênia V. Paim Cunha
Prof. José Sérgio Leite Lopes
Profa. Maria de Lourdes Rangel Tura

Esta pesquisa objetiva o estudo e a análise do processo de articulação entre a formação geral e a formação técnica na educação Profissional através das práticas pedagógicas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo em uma escola técnica de nível médio na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em que foram entrevistados professores, coordenadores, diretores e orientadores educacionais desta instituição. A opção por estes profissionais deve-se a iniciativa desta pesquisa de mapear o campo em que se insere a Educação Profissional no processo de formação do trabalhador técnico, a partir da visão daqueles que operacionalizam estas práticas sociais no ambiente escolar. A análise deste material aponta para uma histórica “dualidade estrutural” (KUENZER, 1997) entre a formação geral e a formação técnica nesta modalidade de ensino, acarretando inúmeras contradições entre as exigências colocadas pela nova ordem econômica e o perfil do trabalhador inserido no mundo do trabalho.