Resumo:

A presente tese é sobre adolescentes em conflito com a lei que cumpriam medida socioeducativa de internação na região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. Buscou-se descobrir como esses adolescentes percebiam suas possibilidades de ação; tanto o que lhes parece possível de ser feito como o que lhes parecia obrigatório e aquilo que lhes parecia interditado. Utilizaram-se como aporte empírico quarenta e cinco entrevistas semiestruturadas com adolescentes em conflito com a lei internados em duas unidades socioeducativas da Grande Vitória, além de um trabalho de campo nessas unidades por um período de 18 meses. Os jovens tinham entre 17 e 21 anos incompletos. A pesquisa então seguiu por meio da observação direta do cotidiano das unidades, de conversas informais com os internos e com funcionários e das referidas entrevistas, resultando num material registrado em anotações de campo e em áudios gravados. Tentou-se problematizar como esses adolescentes compreendem suas trajetórias de vida, conciliando seu engajamento em carreiras criminais e suas relações com as instituições legítimas. Dessa forma, se podem analisar seus discursos sobre temas como a medida socioeducativa, a sensação de estar privado de liberdade, as práticas incrimináveis e o cotidiano nas quadrilhas de tráfico de drogas, suas relações com família, com vizinhos, a religiosidade e o mercado de trabalho. Finalmente, podemos analisar as projeções desses jovens que atingiam a fase adulta, em sua liminaridade entre as vidas “convencionais” e o “mundo do crime”.

Palavras-chave:

carreira criminal, socioeducação.;adolescentes em conflito com a lei

Abstract:

This thesis is about juvenile delinquents that were serving the socioeducative measure of confinement in the Great Vitória Metropolitan Area, in the state of Espírito Santo. It was intended to discover how these adolescents perceived their possibilities of action; not only what seemed to them as possible to be done, but also what seemed mandatory and those actions that seemed forbidden to them. As empirical support, it was used forty-five semi-structured interviews in two socioeducative facilities for internment of juvenile delinquents, besides a field work in these unities which took eighteen months. These youngsters were between 17 and 20 years of age. Hence, the research used direct observation of daily activities in the unities, informal conversation with confined adolescents and unities’ staff and the already mentioned interviews, which resulted in a rich material registered in field work notes and in recorded audios. We attempted to problematize how these adolescents comprehend their life trajectories, conciliating their criminal engagements and their relations with legitimate institutions. Therefore, it was possible to analyze their discourse about themes such as the socioeducative measures, the sensation of being deprived of freedom, the practices that can be considered crime and the daily life in drug dealing gangs, their relationships with family, neighbors, their religiosity and job market. Finally, we could analyze the plans and projects of those youngsters about to enter adulthood, in the liminality between “conventional” life and “crime world”. Key-words: juvenile delinquents, criminal career, socioeducation.

Keywords:

juvenile delinquents;criminal career;socioeducation

Orientador:

JOANA DOMINGUES VARGAS