Banca examinadora

Peter Henry Fry
Regina Célia Reyes Novaes
Omar Ribeiro Thomaz

Resumo

Esta dissertação procura desvendar o sentido da Igreja de Jesus Cristo sobre a Terra pelo seu Enviado Especial Simon Kimbangu para os seus fiéis na cidade do Rio de Janeiro. A base empírica do estudo é uma etnografia desta Igreja que agrupa uns 40 fiéis de nacionalidade congolesa e angolana, que se refugiaram no Rio de Janeiro após o “massacre dos bakongo” que teve lugar em Luanda na seqüência da guerra civil angolana em março de 1993. Os fiéis reivindicam pertencer ao grupo étnico kongo, remanescente do seiscentista Reino do Kongo, repartido entre portugueses, franceses e belgas na partilha colonial da África. Através dos seus rituais dominicais nos bairros de Estácio, Catumbi, Centro, Realengo e Duque de Caxias, reavivem a sua fé na história milagrosa do profeta fundador com sua mensagem de esperança para os negros em geral e os bakongo em particular. Desta forma, se conclui que a Igreja de Simon Kimbangu desempenha um papel singular na sociabilidade dos seus fiéis, da sua identidade vis-à-vis refugiados angolanos de outros grupos étnicos, bem como em relação aos negros brasileiros. Ao mesmo tempo, pertencer à transnacional Igreja de Simon Kimbangu, presente em quase todos os continentes e tendo um sofisticado sistema de intercomunicação eletrônico, garante uma inserção étnica-religiosa no mundo globalizado.

ABSTRACT

This thesis aims to reveal the social significance of the Church of Jesus Christ upon the Earth by his Special Envoy Simon Kimbangu for its members in the city of Rio de Janeiro. The empirical base of the study is an ethnography of this church which congregates about 40 men and women of Congolese and Angolan nationality who sought asylum in Brazil after the “Massacre of the Bakongo” which took place in Luanda in March 1993. The members of the church claim to belong to the Kongo ethnic group, descendants of the fabled Kingdom of the Kongo which was split up among the French, the Portuguese and the Belgians during the partition of Africa. During Sunday services, held in the Rio suburbs of Estácio, Catumbi, Centre, Realengo, and Duque de Caxias, members of the church re-live their faith in the miraculous story of the founding prophet with his message of hope for Blacks in general and the Bakongo in particular. We conclude that the Church of Simon Kimbangu plays a critical role in the sociability of its members, in defining their identity in relation to Angolan refugees who belong to other ethnic groups, and in relation to black Brazilians. At the same time, to belong to this transnational church which is present in all the five continents and which sports a sophisticated communications system is to be incorporated into the wider global community.