Banca examinadora

Peter Henry Fry
Bruna Franchetto
Mariza Peirano
Mirian Goldenberg
Omar Ribeiro Thomaz

Resumo

Esta tese procura abordar alguns dilemas produzidos pela relação entre políticas de educação e representações sobre diversidade cultural em Moçambique, tanto no período colonial quanto no pós-colonial. Dita abordagem parte da suposição de que o locus desses dilemas opera como uma rede complexa e interconectada de atores e idéias que transcendem os próprios limites geográficos de Moçambique. Uma das formas que assumem esses dilemas e a tensão entre assimilacionismo e multiculturalismo. Tentaremos mostrar que o uso dessas duas noções se justifica, na verdade, sob a condição de que sejam parte de um “discurso nativo”, quer dizer, componentes intrínsecos das formulações de um conjunto de agentes sociais: administradores coloniais, missionários, educadores, etnógrafos, etc. procuramos analisar a forma como esses agentes pensaram e pensam o mundo sócio-cultural Moçambicano e sobre como, simultaneamente, procuraram intervir na vida dos grupos que compõem esse mundo: seja através de missões civilizadoras e assimilacionistas, seja através da aplicação determinadas políticas educativas.

ABSTRACT

This thesis intends to approach some of the dilemmas caused by the relationship between educational policies and representations of cultural diversity in Mozambique, both in the colonial and post-colonial periods. This approach is based on the assumption that the locus of these dilemmas involves a complex and interconnected network of actors and ideas that transcend Mozambique’s own geographic boundaries. One of the forms adopted by these dilemmas is the conflict between assimilationism and multiculturalism. We will attempt to show that the use of these two ideas is in fact justified, provided that they are part of a “native discourse”, that is, intrinsic components in the conceptions of a body of social agents: colonial administrators, missionaries, educators, ethnographers, etc. We will attempt to analyze the way in which these agents conceived and conceive the Mozambique sociocultural world and how, simultaneously, they sought to intervene in the life of the groups making up this world either by means of assimilationist civilizing missions, or by application of certain educational policies.