Ricardo Jose de Oliveira Barbieri

Resumo:

Esta tese busca as relações entre as escolas de samba na cidade de Manaus(AM) durante a produção dos desfiles, durante os desfiles e após os desfiles carnavalescos. Nela buscamos ressaltar as particularidades das escolas de samba na cidade e acompanhar as redes de sociabilidade produzidas por seus componentes. A pesquisa organiza-se em em três momentos, sendo o primeiro a abordagem das estratégias de identificação frente à cidade por parte de uma escola de samba em um bairro estigmatizado. Logo após, enfocamos o processo de reafirmação simbólica da escola de samba em um bairro socialmente valorizado. Finalmente, analisamos como as escolas de samba que vivem o dilema de estar entre o desejo de ascender ao topo da hierarquia competitiva e possibilidade de fracasso com a sua consequente extinção do grupo das escolas de samba lidam com a elaboração de sua performance. Os dilemas enfrentados pelas escolas de samba na cidade se explicitam na situação social da apuração com a leitura das notas a elas atribuídas pelos jurados e com os desenlaces advindos dos resultados.

Palavras-chave:

Escola de samba; sociabilidade; estigma; performance; cidade

Abstract:

This thesis seeks to analyze the relations that exist between the samba schools and the different neighborhoods of the city of Manaus (Amazonas). It focus on the production of the annual parades and in the period that succeeds the carnival parades. I seek to highlight the particularities of the samba schools in Manaus and to understand the social networks built by their components. The initial focus is on the discussion of the strategies a samba school based in a stigmatized neighborhood. Then I analyze the symbolic process of self valorization of a samba school based in a highly valued neighborhood. Finally, I discuss how certain samba schools that live the annual expectation of wining the championship in the lower groups of Manaus carnival hierarchy deal with the opposite possibility of a failure that will imply their exclusion of the Samba Schools groups. Finally, the dilemmas that surround Manaus Carnival are brought to light through the analysis of the social situation of the presentation of the parades’ results and its consequences for each samba school. Keywords: Samba School, sociability, stigma, performance, city.

Keywords:

Samba school; sociability; stigma; performance; city

Orientador:

MARIA LAURA VIVEIROS DE CASTRO CAVALCANTI