Banca examinadora

José Reginaldo Santos Gonçalves 
Gláucia Kruse Villas Bôas
Ana Maria Galano M. Linhart
Ilana Strozenberg
Ricardo Benzaquen de Araújo

Resumo

O objetivo desta tese é discutir o papel que o leilão de “objetos de arte” desempenha dentro do “sistema de arte e cultura” e no qual se processa a reclassificação de objetos, transformando-os ou invalidando-os enquanto “objetos de arte”. A partir de um sistema arbitrário de classificações que define historicamente determinados atributos como socialmente valorizados, o leilão de “objetos de arte” funciona, assim, como uma instância pública de confirmação ou contestação da “autenticidade” de objetos, orientando as decisões tomadas no mercado – formal ou informal – de “objetos de arte.

ABSTRACT

The purpose of this thesis is to discuss the role performed by “art objects” auctions inside an “art and culture system”, in which processes of reclassifications of objects are actualized, turning them into, or questioning them as “art objects”. By means of an arbitrary system of classification, that defines historically certain attributes as socially valid, “art objects” auctions work as a public instance of confirmation or contestation of authenticity, orienting the decisions that are made in the formal or informal market of “art objects”.