Eduardo Henrique Narciso Borges

Resumo
Este trabalho procura em seus quatro capítulos discutir as desigualdades, sobretudo
educacionais que exercerão influência no processo de escolha da carreira dos indivíduos
mais pobres (que tendem a “preferir” cursos menos valorizados socialmente) e no
processo de construção de expectativas sobre seus futuros. Além disso, analisa as
desigualdades existentes no interior do sistema de ensino superior que podem atuar
como empecilhos para a conclusão dos cursos. A produção da Sociologia da Educação
aponta que a escolha nem sempre é possível para todos: a própria conclusão do Ensino
médio se constitui uma “vitória” para grande parte dos estudantes e, mesmo para estes
“sobreviventes do sistema”, não é sinônimo de ingresso no Ensino superior. Mais que os
sonhos e as vocações pessoais os condicionamentos sociais são grandes elementos na
definição das trajetórias acadêmicas e profissionais. Para desenvolver a pesquisa
recorreu-se à ampla seleção de obras nas áreas da Sociologia e da Educação e a uma
série de dados quantitativos e também pesquisas qualitativas com objetivo de traçar um
panorama sobre a questão das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil e às
dificuldades encontradas por estudantes egressos das camadas mais pobres da sociedade
brasileira.

Banca examinadora: Profa. Maria Ligia Barbosa, Presidente
Prof. Flávio Carvalhães
Profa. Felícia Picanço
Profa. Gabriela Honorato