Suia Omim Arruda de Castro Chaves

Resumo:

A pesquisa do fotógrafo carioca Edson Meirelles, realizada ao longo de mais de trinta anos (de 1972 a 2004), constitui um acervo de aproximadamente 20 mil slides (cromos) de ―pinturas populares‖ produzidas em diversas cidades brasileiras. O que o fotógrafo-pesquisador conceitua como “arte gráfica popular brasileira” e/ou ―design popular‖ consiste em uma grande diversidade de pinturas feitas à mão – desenhos, letras, palavras, tipografias, grafismos abstratos e figurativos – encontrados em estabelecimentos comerciais, placas, cartazes, muros, murais, barracas de festas populares, carrocinhas de ambulante, painéis de circo, ônibus de espetáculos de ilusionismo, parques de diversão, etc. Mais do que construir uma extensa coleção fotográfica apropriando-se das diversas expressões plásticas populares ainda pouco conhecidas e estudadas, o trabalho de pesquisa do fotógrafo e colecionador possibilita a investigação antropológica sobre uma concepção ―modernista‖ de Brasil, que questiona e reformula a noção de arte popular, valorizando as criatividades, agências, intencionalidades e (mito)poéticas destas produções pictóricas. O objetivo central desta tese é pensar as relações entre a obra e a pessoa (distribuída em cromos e arquivos) do fotógrafo carioca, investigando etnograficamente o seu modo de fazer antropologia visual por meio da produção desta vasta coleção sobre a pintura e o design popular brasileiros.

Palavras-chave:

acervo fotográfico; pintura popular; desing popular; colecionador; antropologia visual; etnografia

Abstract:

The research of the photographer Edson Meirelles, held for over thirty years (1972 to 2004), constitutes a collection of approximately 20 thousand slides (chromes) of “popular”(folk) paintings produced in several Brazilian cities. What the photographer-researcher conceptualizes as “Brazilian popular graphic arts” and/or “popular design‖ consists of a great diversity of handmade paintings, drawings, letter types, words, abstract and figurative graphic designs, – found in commercial establishments, ads and signs, billboards, posters, walls, murals, popular festivals‘ stands, street vendor cars, circus panels, buses with illusionism shows, amusement parks, etc. More than building an extensive photographic collection by appropriating a diversity of plastic popular expressions, – practically unknown and not yet studied – the research work of the photographer and collector enables an anthropological research on the Brazilian ―modernist‖ conception, which challenges and reformulates the notion of popular art, valuing the creativity, agentivity, intentionality, and (mytho)poetic aspects of these pictorial productions. The central purpose of this thesis is to reflect upon the relationship between the work and the person (distributed in chromes and files), a photographer from Rio de Janeiro, through an ethnographical investigation of the way by which he makes visual anthropology while producing his vast collection of images on Brazilian popular painting and design.

Keywords:

photographic collection; popular painting; popular design; collector; visual anthropology; ethnography

Orientador:

MARCO ANTONIO TEIXEIRA GONCALVES