Glauber Rabelo Matias

Profa. Neide Esterci, Presidente
Profa. Eliane Cantarino O’Dwyer
Prof. Sidnei Clemente Peres

Pretendo com esta pesquisa, estudar o processo de construção da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em Campos dos Goytacazes/RJ, no caso de 1993, observando  na dinâmica das interações e dos entrecruzamentos de diversos “círculos sociais” como informa-nos o sociólogo alemão Georg Simmel, os conflitos e controvérsias impressos nas relações entre os estratos intelectuais e políticos envolvidos com o movimento singular de institucionalização das idéias num projeto de universidade pública a apostar na Ciência e na Tecnologia para promover o desenvolvimento regional e nacional, constituindo a primeira universidade na região Norte  Fluminense a unir num mesmo campus diversas áreas do saber, como as Ciências Agrárias, Tecnológicas e Humanas. Tenciono neste trabalho decodificar o Projeto UENF de 1993, em suas bases e diretrizes publicadas na Revista “Universidade do Terceiro Milênio” (1993a) por meio de seu Plano Orientador assinado pelo educador, antropólogo  e político Darcy Ribeiro (1922-1997) como Secretário convidado pelo Governador Estadual  Leonel Brizola para coordenar a implantação da universidade. Por meio da realização de pesquisa  histórico-documental conjugada com a feitura de entrevistas, sob a orientação da História Oral, com personagens presentes no processo de construção da UENF em Campos, verifico nesta dissertação,momento específico de aproximação e distanciamento entre diversos grupos e personagens ligados a um debate histórico mais amplo sobre a construção da universidade na cidade, portadores de variadas idéias sobre a universidade, a fim de salientar os fundamentos políticos que possibilitaram a UENF existir  no mundo.

Palavras-chave: UENF, Círculos Sociais, Intelectuais, Darcy Ribeiro.