. Profa. Maria Laura Cavalcanti (orientadora)
. Profa. Karina Kuschnir
. Prof. Nilton Santos
. Profa. Myriam Lins de Barros
. Prof. Sergio Ferretti

Esta tese analisa estratégias e processos de reconstrução e de atualização do passado de uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro – a Portela – promovidos primordialmente pela equipe Portelaweb e por representantes da ala de compositores dessa escola de samba. Examinam-se diversos desses procedimentos: a construção de sites na rede mundial de computadores, rituais comensais, sambas-exaltação, homenagens póstumas aos portelenses mais famosos. Essas ações, voltadas para o enaltecimento e a preservação do passado do Portela, foram encetadas quando a agremiação estava distante da conquista de títulos, fato que esmaecia seu prestígio no carnaval carioca e desestimulava seus torcedores. Nesse contexto, os portelenses voltaram-se ao passado em busca de suas glórias e de seus valores. A reconstrução do passado da Portela, agenciada por parte de seus aficionados, consiste notadamente na comemoração e rememoração de aspectos harmoniosos e dos fatos considerados dignos de serem exaltados, enquanto conflitos, rupturas e tabus são esquecidos ou evitados.

Palavras Chave: Escola de samba, reconstrução do passado, comemoração, etnografia, ritual.