Luciana Gonçalves de Carvalho

Banca examinadora

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti
Marco Antonio Gonçalves
Myrian Lins e Barros
Elizabeth Travassos
John Cowart Dawsey


Resumo

Práticas orais associadas ao universo narrativo e performático do bumba-meu-boi no Maranhão constituem o objeto principal o objeto principal desta tese. Considerando-se o contexto recente de transformações no panorama da cultura popular maranhense, o estudo aborda memórias e histórias narradas e encenadas por um grupo de velhos palhaços do interior e da capital do Estado, São Luís, nas quais se destaca o personagem Pai Francisco. Tomando um indivíduo – Herberth Mafra Reis, seu Betinho – como fio condutor do percurso analítico, o trabalho procura identificar e analisar sentidos atuais das tradições cômicas dessa brincadeira. Servindo-se de teorias da narrativa e da performance, bem como trazendo para o centro da cena a experiência biográfica de um artista popular, a tese busca contribuir para o amplíssimo campo de estudos do ritual e do simbolismo na antropologia.

Palavras-chave: Bumba-meu-boi. Narrativa. Performance. Riso. Maranhão.

ABSTRACT

Oral practices associated to the universe of narratives and performances in bumba-meu-boi in Maranhão are the main subject of this thesis. Considering recent changes in the context of popular culture, the research approaches the memories and stories told by old clowns from the hinterlands and the state capital of São Luís wherein these clowns are mainly known as Pai Francisco. Taking one individual Herberth Mafra Reis, seu Betinho as our main guide in routes of this dense universe, the thesis also identifies and analyses the current meanings of comic traditions in bumba-meu-boi. Exploring theories of narrative and performance, and focusing the biography construced by a popular artist, we intend to contribute to the studies of ritual and symbolism in anthropology.

Key Words: Bumba-meu-boi. Narrative. Performance. Laugh. Maranhão.