Euler David de Siqueira

Paola Cappellin
Gian Mário Giuliani
Regina Novaes (suplente)

Esta dissertação é o resultado de um estudo e análise das expectativas e representações de empresários fluminenses, trabalhadores portuários e governo estadual do Rio de Janeiro sobre o projeto de expansão do Porto de Sepetiba e sobre um centro industrial em sua retroárea portuária. Através das manifestações discursivas, das falas e dos pronunciamentos desses três grupos sociais, são apreendidos valores, idéias, hábitos, enfim, instituições sociais cristalizadas. Verifica-se em que medida há mudanças ou continuidades dessas instituições sociais, além dos usos sociais do Porto de Sepetiba, compreendendo o campo simbólico, mas com efeitos sobre a economia.
A pesquisa considera o Porto de Sepetiba como resultado da dimensão local das relações sociais e das relações estendidas através do tempo e do espaço. A globalização torna-se conceito chave para se entender como as interações locais podem dinamizar e dimensionar os acontecimentos referentes à Sepetiba.
O Porto de Sepetiba á ainda um elemento capaz de trazer à tona toda uma série de significados sobre as esferas da vida social tanto nas relações sociais mais concretas, face a face, quanto nas relações sociais mais abstratas. Além disso, constitui-se em um espaço social ou campo social privilegiado de manifestação e disputadas por bem simbólico, sejam políticos ou lingüísticos.

ABSTRACT

This dissertation results from a study and analysis of the expectations of managers, port workers and Rio de Janeiro state government about the project of expansion of the Sepetiba’s Port and about an industrial center near by the port area. Through discoursive manifestations, speeches and pronouncements of this three social groups, values, ideas, habits, at last, cristalized social institutions, are caught. It’s verified in each way there are changes or continuity of this social institutions, besides the social uses of Sepetiba’s Port, including the symbolic, with effects on political and economic al fields.
The research consider Sepetiba’s Port as the result of the local dimension of social relations and of relations extended through time and space. The globatlization becomes a central concept to understand how the local interactions can dynamize and give dimension to the events relating to Sepetiba.
Sepetiba’s Port is also an element able to reveal a series of meanings about the social life spheres as much in the more concret social relations, face to face, as in the more abstract ones. Moreover, it consists of an privileged social space on social camp of manifestations and disputs for symbolic, politic or linguistic good.