EMENTA:

Tradicionalmente a sociologia tratou sociedades e estados nacionais como conceitos em ampla mediada coincidentes. Em décadas recentes, processos de globalização por um lado e de descentralização e fragmentação por outro, trazem a baila questões teóricas e empíricas cruciais, desafiando pressupostos de análise e sugerindo novas hipóteses. A disciplina proposta terá por objetivo examinar algumas dessas questões, discutindo transformações nas relações entre o estado, o mercado e a sociedade civil. A bibliografia utilizada inclui tanto textos teórico-abstratos como análise de experiências empíricas.

BIBLIOGRAFIA:

Albrow, Martin. The Global Age. Stanford: Stanford University Press, 1997.

Beck, Ulrich. What is Globalisation? Cambridge: Polity Press, 2000.

Bendix, Reinhard. Construção Nacional e Cidadania. São Paulo: Edusp, 1996, caps. 1, 2 e 3.

Castells, Manuel. O Poder da Identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, caps. 1 e 5.

Dyson, Kenneth. The State Tradition in Western Europe. Oxford University Press, 1980, Introdução e caps. 1, 2 e 8.

Kumar, Krishan. From Post-Industrial to Post-Modern Society, New Theories of the Contemporary World. Oxford: Blackwell, 1996, esp. “Millennial themes: endings and beginnings”, pp. 149-201.

Mann, Michael. “Estados nacionais na Europa e noutros continentes: diversificar, desenvolver, não morrer”, in Balakrishnan, Gopal. (org.): Um Mapa da Questão Nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000, pp. 311-334.

Nash Kate. Contemporary Political Sociology: Globalization, Politics and Power. Oxford: Blackwell, 2000, cap. 2, pp. 47-99.

Robertson, Roland. Globalization, Social Theory and Global Culture. London: Sage Publications, 1992, caps. 1, 2 e 3.

Tilly, Charles. “Reflections on the History of European State Making”, pp. 3-83, in Charles Tilly (ed.) The Formation of National States in Western Europe. Princeton University Press, 1975.

Turner, Bryan. “Contemporary problems in the theory of citizenship”, in B. Turner (ed.), Citizenship and Social Theory. London: Sage, 1994, pp. 1-18.

Urry, John. Sociology Beyond Societies. London: Routledge, 2000, caps. 1, 2, 3 e 7.