Ementa:

O curso se propõe a discutir criticamente o rendimento do conceito de arte na antropologia, partindo da paradoxal relação de amor e ódio sintetisado nas frases “A antropologia é constitutivamente anti-arte” (Gell) e “antropologia e arte moderna se constituíram mutuamente” (Marcus, Myers, Clifford). Arte sempre foi um tema presente nas reflexões dos teóricos mais influentes da disciplina, ao mesmo tempo em que tendia a se constituir em tema marginal para a antropologia social sob influência inglesa. A discussão teórica do tema dentro da antropologia, desde as abordagens clássicas (Boas, Lévi-Strauss, Bateson, Geertz) aos estudos e discussões mais recentes, visa portanto mostrar como se pode escrever uma história da teoria antropológica a partir do tratamento dado à produção de imagens e objetos por povos que não produziram seus artefatos com referência ao campo de arte ocidental. O enquadramento teórico procura analisar as diversas perspectivas através das quais a antropologia tem abordado o tema. Este quadro geral será ilustrado através de uma variedade de etnografias que visam mostrar o sentido e a agência dos artefatos e das imagens em diferentes sociedades.

1. Uma reflexão sobre o uso do conceito de estética enquanto categoria transcultural

1.
Marcus, George & Myers, Fred. The traffic in Culture. Refiguring art and anthropology. “The traffic in art and culture: an introduction”: 1-55.

Gell, Alfred. 1992. “The Technology of Enchantment and the Enchantment of Technology”. In Coote & Shelton (eds.). Anthropology, Art and Aesthetics:40-63. Oxford: Clarendon Press.

Ingold, Tim (ed.) 1996. “Aesthetics is a cross-cultural category”. In Key Debates in Anthropology:249-293.
(Debate organizado na University of Manchester, Out. 1993, com a participação de Howard Morphy, Joanna Overing, Jeremy Coote, Peter Gow).

Bourdieu, Pierre. 1979. La distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Minuit.

2.
Lagrou, E. 1998. “Uma etnografia do gosto”. In Caminhos, Duplos e Corpos. Uma abordagem perspectivista da identidade e alteridade entre os Kaxinawá. Tese de doutorado, São Paulo:USP.

Gell, Alfred. 2001. “A rede de Vogel, armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas.” In Arte e Ensaios – Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais. Escola de Belas Artes. UFRJ. ano VIII – número 8: 174-191.A rede de vogel

Danto, Arthur. 1989. “Artifact and Art”. In Art/Artefact. pp. 18-32; 206-208.

Vogel, Susan. 1989. “Introduction”. In Art/Artefact. pp. 11-17.

Faris, James. 1989. ” ‘Art/artifact’: on the Museum and anthropology.” In Art/Artefact. pp. 209-212.

Lagrou, Els. 2003. “Antropologia e arte: uma relação de amor e ódio”. In Ilha. Revista de Antropologia. Vol. 5, no.2. Florianópolis: PPGAS/UFSC. pp. 93-113.

2. Definições
Morphy, Howard. 1994. “The Anthropology of Art” In Companion Encyclopedia of Anthropology. Ingold, Tim, ed. Routledge London. pp. 648-685.

Schaeffer, Jean-Marie. 2004. “Objects esthétiques?” L´Homme. Revue française d´anthropologie. Paris: Collège de France. pp. 25-45.

Severi, Carlo. 1991. “Art (Anthropologie de l’)”. In Dictionnnaire de l´Ethnologie et de l´Anthropologie. PUF, Paris. pp. 81-85.

Seeger, Anthony. “Music and Dance”. In Companion Encyclopedia of Anthropology. Ingold, Tim. Ed. Routledge London. pp. 686-705.

Schechner, Richard. “Ritual and Performance”. In Companion Encyclopedia of Anthropology. Ingold, Tim. Ed. Routledge London. pp. 613-647.

Thomas, Nicholas. “Foreword”. Gell, Alfred. 1998. Art and Agency. An Anthropological Theory. pp. vii-xiii.

Gell, Alfred. 1998. “The problem defined: the need for an anthropology of art” e “The theory of the art nexus”. Art and Agency. An Anthropological Theory. Oxford: Clarendon Press. pp. 1-27.

3. Pessoas e artefatos: a questão da agência

Gell, Alfred. 1998. Art and Agency: an anthropological Theory. Oxford: University Press.

Layton, Robert. 2003. “Art and Agency: A Reassessment.” Journal of The Royal Anthropological Institute (N.S.) 9: 447-464.

Vernant, Jean-Pierre. 1990. “Do duplo à imagem”, in Mito e Pensamento entre os Gregos, 303-330.
1990. Figures, idoles, masques. Conférences, essais et leçons du Collège de France. Paris, Julliard.
1991. Mortals and Immortals. Collected Essays. New Jersey, Princeton University Press.

Taussig, Michael. 1993. Mymesis and Alterity. A particular history of the Senses. Routledge. pp.1-32.

Carpenter, Edmund. 1971 (1987). “The eskimo artist”. In Anthropology and Art. Readings in Cross-cultural aesthetics. Otten, Charlotte (ed): 163-171.

Fienup-Riordan, Ann. 1990. “The mask: the eye of the dance”. Eskimo essays: 49-67.

Miller, Daniel. 1994. “Artefacts and the Meaning of Things.” In Companion Encyclopedia of Anthropology. pp. 396-419. London: Routledge.

4. Artefatos tem historia de vida
1.
Appadurai, Arjun. 1995 (1986) “Introduction: commodities and the politics of value.” In The social life of things. Commodities in cultural perspective. Appadurai, Arjun. ed. Cambridge, New York: Cambridge University Press. pp. 3-63.

Kopytoff, Igor. “The cultural biography of things: commoditization as process.” In The social life of things. Commodities in cultural perspective. Appadurai, Arjun. ed. Cambridge, New York: Cambridge University Press. pp. 64-91.

Gell, Alfred. “Newcomers to world of goods: consumption among the Muria Gonds.” In The social life of things. Commodities in cultural perspective. 1995 (1986) :110-138.

Marx, Karl. “O fetichismo da mercadoria: seu segredo”. In O Capital. Livro 1 O processo de produção do capital. pp. 79-93.

Mauss, Marcel. 2003 (1950). “Ensaio sobre a dádiva.” In Sociologia e antropologia. pp.185-314.

Miller, Daniel. Material culture and mass consumption.

2.
James Clifford. 1988. The predicament of culture. Twentieth Century Ethnography, Literature and Art. “On collecting Art and Culture” e “Histories of the tribal and the modern.” 189-251.

Gonçalves, José Reginaldo Santos. 1999. “Coleções, museus e teorias antropológicas: reflexões sobre conhecimento etnográfico e visualidade”, Cadernos de antropologia e imagem, UERJ, NAI, N. 8: 21-34.

Thomas, Nicholas. 1991. Entagled objects. “The indigenous appropriation of European things”. (83-124) “The European appropriation of indigenous things.” (125-184)

Thomas, Nicholas. 1995. “Art against Primitivism: Richard Bell´s Post-Aryanism.” In Anthropology Today, vol. 11, No. 5: 15 – 17.

Fabian, Johannes. “On recognising Things. The “ethnic artefact” and the “ethnographic object”.” In L´Homme. Revue française d´anthropologie. Paris: Collège de France. pp. 47-60.

Price, Sally. 1993. “Provenances and Pedigrees: The Western Appropriation of Non-Western Art”. In Imagery and Creativity. Ethnoaesthetics and Art Worlds in the Americas:45-65. Whitten, Dorothea & Norman (eds.) Tucson & London: The University of Arizona Press.

Kirshenblatt-Gimblett, Barbara. “Confusing pleasures”. In Marcus, George & Myers, Fred. eds. The traffic in Culture. Refiguring art and anthropology. . pp. 224-255.

Foster, Hal. “The artist as ethnographer?” In Marcus, George & Myers, Fred. eds. The traffic in Culture. Refiguring art and anthropology.. pp. 302 – 309.

5. A herança de Boas: a imporância da forma e uma distinção entre arte figurativa e arte ornamental

Boas, Franz. (1928) 1955. Primitive Art. New York, Dover publications.

Gow, Peter. 1988. “Visual Compulsion: design and Image in Western Amazonian Cultures”, in Revindi, 19-32.

Lagrou, E. 1993. Resenha do artigo de Peter Gow: Visual Compulsion. Antropologia em primeira mão.

Bastos, Rafael de Menezes. 1989. “Introdução”. In A festa da jaguatirica. Tese de doutorado. São Paulo: USP.

Forge, Anthony. 1973. ed. Primitive art and society. “Introduction”. v-xxii. “Style and meaning in Sepik art.” pp.169-192.

Munn, Nancy. 1973. “The spatial presentation of cosmic order in Walbiri iconography.” In Primitive art and society. pp. 193-220.

6. Uma abordagem semântica da arte

Geertz, Clifford. 1983. “Art as a Cultural System”, in Local Knowledge, Further Essays in Interpretative Anthropology, 94-120. (1998. “A arte como um sistema cultural”. In O Saber Local:142-181. Pertrópolis: editora Vozes).

Vidal, L. e Lopes da Silva, A. 1992. “Antropologia estética: enfoques teóricos e contribuições metodológicas”, in Grafismo indígena, Vidal (ed.): 279-293.

Bateson, Gregory. 1977. “Style, grâce et information dans l’art primitif”. In Vers une écologie de l’esprit. Paris, Ed. Seuil. (exsite versão original em Inglês em In Primitive art and society. pp.)

Leach, Edmund. 1973. “Levels of communication and problems of taboo in the appreciation of primitive art.” In Primitive art and society. pp. 221-234.

Kingston, Sean. 2003. “Form, attention and a Southen New Ireland Lifecycle.” Journal of the Royal Anthropological Institute. vol 4 (dec).

7. A abordagem estruturalista da arte: O lugar da arte na obra de Lévi-Strauss

Levi-Strauss, C. O pensamento selvagem. “A lógica do concreto.”
1958 (1974). “Le dédoublement de la représentation dans les arts de l’Asie et de l’Amérique”, in Anthropologie Structurale, 270-294. (existe versão em português)
1993. Regarder, Écouter, Lire. Paris: Plon.
1973 (1955). “Caduveo. Une sociétié indigène et son style”. In Tristes Tropiques. Paris: Plon. pp. 205-227.

Charbonnier, C. 1961. Entretiens avec Claude Lévi-Strauss. (existe versão em português)

Fischer, John. 1971 (1987). “Art Styles as Cultural Cognitive Maps”. In Anthropology & Art. Readings in Cross-Cultural Aesthetics:141-161. Otten (ed.). Texas Press: Sourcebooks in Anthropology.

8. Imaginaçaõ e Creatividade

Wagner, Roy. 1975 (1981). The invention of culture. “Culture as creativity”. pp.17-34.

Whitten, Dorothea & Norman (eds.) 1993. Imagery and Creativity. Ethnoaesthetics and Art Worlds in the Americas. Tucson & London: The University of Arizona Press. “Introduction”: 3 – 44. “Creativity and Continuity; Communication and Clay”: 309-356.

Lavie, Smadar; Narayan, Kirin; Rosaldo, Renato. Creativity/Anthropology. “Introduction: Creativity in Anthropology”: 1-8.

Babcock, Barbara. “At home, no women are storytellers: Ceramic creativity and the politics of discourse in Cochiti Pueblo.” In Creativity/Anthropology: 70-99.

Price, Sally. 1988 (1991). Co-wives and calabashes. Ann Arbor: the University of Michigan Press.

9. A estética do corpo: Arte e alteridade

Guss, David. 1989. “The geography of the body”, “The manipulation of the invisible”, “Marriage”. In To weave and sing. Art, symbol and narrative in the South American Rain Forest.

Van Velthem, Lucia. 1992. “Das cobras e lagartas: a iconografia Wayana”. In Grafismo indígena. pp. 53-65;
1995. O belo é a fera. A estética da produção e da predação entre os Wayana. pp. 237-288.

Barcelos Neto, Aristoteles. 1999. “Doença, sonho e imagem”. In Arte, Estética e Cosmologia entre os Índios Waurá da Amazônia Meridional. Florianópolis: Tese de mestrado, PPGAS/UFSC. pp. 51-72.

Fry, Peter. 2002. “Estética e Política: Relações entre “raça”, publicidade e produção da beleza no Brasil. ” In Nu e Vestido. Goldenberg, M. Org. pp. 303-326.

Erikson, Philippe. 1986. “Altérité, tatouage et anthropophagie chez les pano: la belliquese quête du soi”. Journal de la Société des Américanistes, Paris, LXXII:185-210.

Taylor, Anne-Christine. 2003. “Les masques de la mémoire: essay sur la fonctino de la pinture corporale jivaro.” In L´Homme. 165. pp. 223-247.

10. Pintura corporal e tatuagem

Tatu-Tattoo! 2004. Catálogo exposiçaõ. Musées royaux d´Art et d´Histoire, Bruxelles.

Gell, Alfred. 1993. Wrapping in Images. Tattooing in Polinesia. Oxford, Clarendon Press. (iniciação feminina e tatuagem) pp.77-95. (Theoretical introduction: The Skin as a symbolic form) pp. 1-39.

Paim, Gilberto. 2000. A beleza sob suspeita. pp. 61-77.

Le Breton, David. 2002. Signes d´identité. Tatouages, piercings et autres marques corporelles. Paris: Éditions Métailié.

Gow, 1999. “Piro designs: Painting as meaningful action in an amazonian lived world.”. In JRAI, vol.5. pp.229-246.

Vidal, Lux Boelitz. 1992. “A pintura corporal e a arte gráfica entre os Kayapó-Xikrin do Cateté”. In Grafismo indígena. In Grafismo Indígena, Estudos de Antropologia Estética. São Paulo: Studio Nobel, Fapesp, Edusp. pp. 143-189.

Turner, T. 1980. “The Social Skin”, Not work alone: 112-140.

Ribeiro, Darcy. 1980. Kadiwéu. Ensaios etnológicos sobre o saber, o azar e a beleza. Petrópolis, Vozes.

Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos de povos indígenas Brasileiros.
1985. Catálogo de exposição, Funarte/Instituto Nacional de Artes Plásticas.

Müller, Regina Polo. 1992. “Tayngava, a noção de representação na arte gráfica Asuriní do Xingu”, in Grafismo indígena:231-248. Vidal (ed.)

Gebhart-Sayer, A. 1986. “Una terapia estética: los diseños visionarios del ayahuasca entre los Shipibo-Conibo”. In America Indígena XLVI:189-218.

11. Arte e cotidiano

MacKensie, Maureen. Androgynous objects. String bags and gender in Central New Guinea. pp. 1-30.

Thomas, Nicholas. Oceanic art. Chapter 5 “Maternal symbolism and male cults”:115-130.
Chapt. “Barkcloth, exchange and sanctity”. Ch 8. “Narrative art and Tourism”. *

Overing, Joanna. 1991 (1989). “A estética da produção: o senso da comunidade entre os Cubeo e os Piaroa”, in Revista de Antropologia:7-34.

Lagrou, E. 1997. “Poder criativo e domesticação produtiva na estética Piaroa e Cashinahua”, Cadernos de Campo 5 e 6. São Paulo, USP.

Munn, Nancy. 1986. “Qualisigns of value. Gardens, food and the body.” The fame of Gawa. Duke University Press. pp. 74-104.

Shelton, Anthony. 1992. “‘Marvels of everyday vision’: the anthropology of aesthetics and the cattle-keeping Nilotes.” In Coote & Shelton (eds.). Anthropology, Art and Aesthetics:40-63. Oxford: Clarendon Press. pp. 245-273.

12. Percepção imaginativa e imaginação perceptiva: xamanismo e expressividade artística

Guss, David. 1989. “Origin and Design” & “To Weave the World”, in To Weave and Sing, Art, Symbol and Narrative in the South American Rainforest, 92-125 & 162-170.

Wagner, Roy. Symbols that stand for themselves. The University of Chicago Press. ix-xii. 1-34.

Taussig, Michael. 1993. Mymesis and Alterity. A particular history of the Senses. Routledge.

Lagrou, E. 1998. “Semelhança e diferença à luz do perspectivismo” & “Desenho, figura e yuxin”. In Caminhos, duplos e corpos. Tese de doutorado. USP.

Viveiros de Castro, Eduardo. 1996. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana 2. Rio de Janeiro: Museu Nacional, Contra Capa . pp. 115-144.

Reichel-Dolmatoff, Gerardo. (1968) 1971. Amazon Cosmos: the Sexual and Religious Symbolism of the Tukano Indians. Chicago, University of Chicago Press.
1976. “O contexto cultural de um alucinógeno aborígine- Banisteriopsis Caapi”, Coelho:59-103.

Langdon, E. Jean. 1992. “A cultura Siona e a experiência alucinógena”. In Grafismo indígena. Vidal (ed.): 67-87.

Luna, Luis Eduardo P. & Amaringo, Pablo. 1991. Ayahuasca Visions. The religious iconography of a peruvian shaman. Berkeley: North Atlantic Books.