Programa do Curso

O curso constará de duas partes: a primeira constará de aulas expositivas sobre a bibliografia abaixo indicada; a segunda será baseada em seminários orientados, organizados pelos alunos, a partir de bibliografia selecionada sobre dois tópicos: (1) teorias sociais do crime; (2) principais abordagens sobre violência urbana e crime nas ciências sociais brasileiras.
A avaliação levará em conta a freqüência às sessões, o desempenho nos seminários e a redação de um paper no final do curso.

Bibliografia das Aulas Expositivas

Ogien, Albert – Sociologie de la Deviance. Paris, Armand Colin, 1995.

Downes, David e Rock, Paul – Understanding Deviance. Oxford, Clarendon Press, 1995.

Zaluar, Alba – “Crime e Violência”, in Sergio Micelli, org., O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo, Anpocs, 1999.

Lima, Misse e Miranda – “Violência, Criminalidade, Justiça Criminal e Segurança Pública: uma bibliografia”. BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 50, segundo semestre de 2000.

Bibliografia dos Seminários

Será definida com os alunos, no início do curso, com base em trabalhos de Alba Zaluar, Edmundo Campos Coelho, Antônio Luiz Paixão, Cláudio Beato, Sérgio Adorno, Roberto Kant de Lima, L.A. Machado da Silva, Teresa Caldeira, Michel Misse e Angelina Peralva, entre outros.