Professores André Botelho & Maurício Hoelz (PNPD/CAPES)

Primeiro semestre de 2019

Sextas-feiras à tarde

Sala Vermelha

Programa em PDF

Ementa:

Voltada para os clássicos da sociologia, a disciplina discute conceitos básicos e perspectivas de análise concorrentes sobre a sociedade e suas transformações modernas. Dessa perspectiva, entre as questões focalizadas na disciplina incluem-se: indivíduo e sociedade; estrutura e ação; consenso e conflito; valores e ideologias; e ação coletiva. A metodologia da disciplina consistirá em investigar os pressupostos analíticos inscritos em obras clássicas da sociologia de modo a compor, simultaneamente, uma compreensão consistente das problemáticas substantivas abordadas e também sua dimensão analítica propriamente dita.

Trata-se de recuperar um repertório conceitual clássico tendo em vista não apenas sua historicidade, mas, sobretudo, seus sentidos teóricos mais perenes e também contemporâneos na teoria sociológica. Nesse sentido, duas questões gerais se impõem: o reconhecimento da pluralidade de abordagens e os conflitos interpretativos clássicos ainda abertos no presente; e a pergunta se a reformulação de problemáticas persistentes e de conceitos básicos tem permitido inovações teóricas consistentes e visões sintéticas dos dualismos conceituais característicos da reflexão sociológica.

As aulas combinarão os formatos de exposição do professor e de seminários dos alunos, sendo obrigatória a apresentação semanal de resumo comentado da bibliografia. A avaliação do desempenho dos alunos será feita com base na participação nos seminários, nos resumos apresentados e na elaboração de trabalho de fim de curso. O calendário e a bibliografia abaixo relacionados estão sujeitos a alterações.

Programa:

  1. Introdução

1ª aula – 15 de março – Apresentação da disciplina

2ª aula – 22 de março – Teoria; teorias

JOAS, Hans & Knobl, Wolfgang. “I O que é teoria”? e “Como as coisas estão” in Teoria Social: Vinte lições introdutórias. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

  1. Por que e como os clássicos são importantes?

3ª aula – 29 de março –

ALEXANDER, Jeffrey C. “A Importância dos Clássicos”. In: GIDDENS, A. e TURNER, J. (orgs.), Teoria Social Hoje. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, pp. 23-89.

GIDDENS, Anthony. “Introdução”. In: Política, sociologia e teoria social. São Paulo: Editora da UNESP, 1998, pp. 9-23.

4ª aula – 05 de abril –

BOTELHO, André. “O universo dinâmico dos clássicos da sociologia”. In: Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013, pp. 9-29.

  1. Os clássicos; a autonomia do “social”

5ª aula – 12 de abri –

MARX, Karl. “Introdução” e “Prefácio” Contribuição à crítica da economia política. In: BOTELHO, André. Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013, pp. 33-76.

6ª aula – 26 de abril (19 de abril feriado)

DURKHEIM, Émile. “O que é um fato social?” e “Regras relativas à observação dos fatos sociais”. In: BOTELHO, André. Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013, pp. 179-221.

7ª aula – 03 de maio –

WEBER, Max. “Conceitos sociológicos fundamentais”. In: BOTELHO, André. Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013, pp. 363-91.

8ª aula – 10 de maio –

SIMMEL, Georg. SIMMEL, Georg. “O problema da Sociologia” e “O Campo da Sociologia”. In: MORAES FILHO, Evaristo (org.). Simmel: Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983, pp. 59-86.

SIMMEL, Georg. Excurso sobre o problema: como é possível a sociedade? Sociol. Antropol. vol.3 no.6. 

  1. Os clássicos; a modernidade

9ª aula – 17 de maio –

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. In: Os pensadores. Volume XXXV. São Paulo: Abril Cultural, 1974, pp. 329-413. (publicação original: 1852).

10ª aula – 24 de maio –

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. In: Os pensadores. Volume XXXIII. São Paulo: Abril Cultural, 1973, pp. 303-72. (publicação original: 1893).

11ª aula – 31 de maio –

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. (publicação original: 1904-1905).

12ª aula – 07 de junho

SIMMEL, Georg. “As grandes cidades e a vida do espírito” e “O dinheiro na cultura moderna” In: BOTELHO, André. Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013, pp. 311-350. (publicação original: 1903).

  1. Os clássicos da sociologia; o contemporâneo

13ª aula – 14 de junho – O que é o contemporâneo?

Giorgio Agamben. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

14ª aula – 28 de junho (20 de junho feriado) –

CONNELL, Raewyn. Southern Theory. The global dynamics of knowledge in Social Sciences. Allen & Unwin, 2007.

15ª aula – 05 de julho – Encerramento