EMENTA

Através da leitura da obra de Marshall Sahlins pode-se percorrer as mais importantes mudanças ocorridas na antropologia nos últimos 40 anos. Marshall Sahlins parte de uma perspectiva evolucionista e marxista presente no livro Sociedades Tribais, critica o evolucionismo e o determinismo em Stone Age Economics e chega ao estruturalismo francês em seus livros posteriores. O curso irá discutir as principais questões presentes na obra de Marshall Sahlins buscando compreender em que medida elas são atuais para se pensar o Brasil.
As principais questões que iremos debater neste curso são:
O marxismo como explicação da sociedade e os dois estruturalismos.
O determinismo biológico e suas diversas versões.
A cultura e os determinismos econômicos.
História e Antropologia, relações e múltiplas dimensões.
O estruturalismo e como pensam os nativos. Um debate que é bom para pensar.
Uma questão de método.

SAHLINS, Marshall. Sociedades Tribais. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

SAHLINS, Marshall. Stone age economics. Londres: Talvistock, 1984.

SAHLINS, Marshall. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

SAHLINS, Marshall. Historical metaphors and mythical realities: structure in the early history of the Sandwich Islands kingdom. Ann Arbor: University of Michigan, 1995.

SAHLINS, Marshall. The use and abuse of biology: an anthropological critique of sociobiology. Ann Arbor: University of Michigan, 1996.

SAHLINS, Marshall. Como pensam os nativos. São Paulo: EDUSP, 2001.

SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

SAHLINS, Marshall. Cultura na prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

SAHLINS, Marshall. Esperando Focault, ainda. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

SAHLINS, Marshall. Anahulu: The Anthropology of History in the Kingdom of Hawaii (with Patrick Kirch), Vol. 1, Historical Ethnography (Sahlins); Vol. 2, Archaeology (Kirch). University of Chicago Press. 1992.

SAHLINS, Marshall. Good-bye Tristes Tropes: Ethnography in the Context of Modern World History. Journal of Modern History, 65:1-25. 1993.

SAHLINS, Marshall. The Sadness of Sweetness: The Native Anthropology of Western Cosmology. Current Anthropology, 37:395-415, 1996.

SAHLINS, Marshall, What is Anthropological Enlightenment? Some Lessons of the Twentieth Century. Annual Review of Anthropology, 28:i-xxiii. 1999.

SAHLINS, Marshall. Two or Three Things That I Know About Culture. Journal of the Royal Anthropological Institute, 5: 399-422. 1999.

SAHLINS, Marshall. Ethnographic Experience and Sentimental Pessimism: Why Culture is Not a Disappearing Object. In L. Daston, ed., Biographies of Scientific Objects. University of Chicago Press, 158-293. 2000.

SAHLINS, Marshall. Apologies to Thucydides: Understanding History as Culture and Vice Versa. University of Chicago Press (in press), 2004.