O propósito da disciplina é discutir temas clássicos da sociologia, a partir da ótica de teóricos contemporâneos. As aulas terão o formato de seminários, sendo obrigatória a apresentação semanal de um comentário escrito sobre a bibliografia da semana. A avaliação do desempenho dos alunos será feita com base na participação nos seminários e na elaboração de trabalho de fim de curso.

1. Introdução:Teoria sociológica e história da sociologia (2 sessões)

Alexander, Jeffrey: “A Importância dos Clássicos” in Anthony Giddens e Jonathan Turner (orgs.) Teoria Social Hoje: São Paulo: UNESP, 1999, pp 23-89

2. Dilemas lógicos na teoria sociológica (2 sessões)

Alexander, Jeffrey: Theoretical Logic in Sociology, Vol. I: Positivism, Pressupositions, and Current Controversies, Berkeley: University of California Press, 1982, caps. 1, 3 e 4.

3. A questão da ordem social (3 sessões)

Charon, Joel: Ten Questions, A Sociological Perspective, Belmont, California: Wadsworth, 1995, cap. 3, pp 45-65

Giddens, Anthony: The Constitution of Society, Cambridge, UK: Polity Press, 1984. (existe tradução)

Bellah et. alli: Habits of the Heart, Individualism and Commitment in American Life, Berkeley: University of California Press, 1985, caps. 1, 2, 6, 7, 8, 9 e 10.

Hechter, Michael: Principles of Group Solidarity, Berkeley: University of California Press, 1987, caps. I, II, III, IV, e IX.

Wrong, Dennis: The Problem of Order, What Unites and Divides Society, Cambridge, MA: Harvard University Press, 1994

4. A questão da desigualdade social (3 sessões)

Charon, Joel, op. cit. Cap. 4

Van den Berghe, Pierre: Race and Racism: A Comparative Perspective, New York: John Wiley, 1978.

Tilly, Charles: Durable Inequality, Berkeley: University of California Press, 1998 Caps. 1,6,7 e 8

5.Questões e dilemas contemporâneos (2 sessões)

Urry, John: Sociology Beyond Societies, London: Routledge, 2000

Albrow, Martin: The Global Age, Stanford: Stanford University Press, 1997, caps. 1, 2, 4, 5 e 9.

Giddens, Anthony: The Consequences of Modernity, Cambridge, UK: Polity Press, 1992. (existe tradução)