CRÉDITOS: 3

CARGA HORÁRIA: 45 HORAS

DOCENTE: BRUNO CARDOSO

CURSO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

PERÍODO LETIVO: 2018/2

DIA E HORÁRIO: SEXTAS-FEIRAS, DAS 14:00 A 17:00

CÓDIGOS: FCS762 Tópicos Especiais em Cultura e Política em Perspectiva Comparada II
(Mestrado)
FCS862 Tópicos Especiais em Cultura e Política em Perspectiva Comparada II
(Doutorado)

Programa do Curso:
O curso tem por objetivo discutir algumas importantes questões associadas ao uso de
tecnologias de informação e comunicação em uma gama crescente de atividades individuais
e coletivas, assim como os desafios de sua incorporação na pesquisa em Ciências Sociais.
Para tanto, as aulas foram organizadas em torno de três módulos que abordarão essas
questões a partir de diferentes aspectos e pontos de interesse. No primeiro módulo, a
discussão tem por objetivo pensar como os dispositivos sociotécnicos – em especial
smartphones e softwares – desempenham papel central, em diversos âmbitos e situações,
sendo pensados como tecnologias de governo e de (re)produção da vida social e da própria
sociedade. No segundo módulo, ganham centralidade a produção e o tratamento de dados a
partir da internet e dos dispositivos sociotécnicos, enfatizando as possibilidades que
surgem a partir daí, assim como algumas das transformações que se podem já sentir. Têm
grande importância nessa discussão os algoritmos, o Big Data e as técnicas de mineração de
dados operadas em grande escala e a partir de uma infraestrutura de cálculos que, de
diversas maneiras, cria novas possibilidades de intervenção sobre as ações humanas e
transforma aspectos fundamentais da vida social, como a cultura, a identidade e a lógica de
acumulação capitalista. No terceiro e último módulo, o foco está nas possibilidades e
desafios de se pesquisar a Internet, e não simplesmente usar a internet como recurso de
pesquisa. Junto com o debate sobre o uso de métodos específicos para se explorar o
universo do digital, serão abordados três temas diferentes: a experiência dos sujeitos
contemporâneos a partir da conexão ubíqua (jovens e redes sociais), a reprodução por
outros meios de desigualdades sociais (racismo algorítmico) e as tentativas de construção,
a partir da Internet e dos dispositivos sociotécnicos, de novas formas de organização
socioeconômica capitalista (criptomoedas e capitalismo de plataforma).

ROTEIRO E BIBLIOGRAFIA:

Aula 1
Apresentação do curso

Módulo I: Tecnologias (d)e governo e dispositivos sociotécnicos

Aula 2 – Tecnologias de poder
LATOUR, Bruno. “La tecnologia es la sociedade hecha para que dure” (pp. 109-142), in
DOMÈNECH, Miquel; TIRADO, Francisco Javier (orgs.). Sociología simétrica: Ensayos sobre
ciência, tecnologia y sociedade. Gedisa Editorial, 1998.
ROSE, Nikolas e MILLER, Peter. “Poder politico além do Estado: problemáticas de governo”,
in: Governando o presente (pp. 70-104). Paulus, 2012.

Aula 3 – Governando
KALLINIKOS, Janis. Governing through technology: Information artefacts and social
practice, (pp. 46-71). Palgrave MacMillan, 2011.
BADOUARD, Romain. & MABI, Clément & SIRE, Guillaume. “Beyond “Points of Control”:
logics of digital governmentality”. Internet Policy Review, 5(3). 2016.
MATHEW, Ashwin. “The myth of the decentralised internet”. Internet Policy Review, 5(3).
2016.

Aulas 4 – Dispositivos sociotécnicos móveis e ubiquidade
KATZ, James. “Introduction” (pp. 1-11), in Handbook of Mobile Communication Studies
(org. James Katz), The MIT Press, 2008.
TURKLE, Sherry. “Always-On/Always-On-You: The Tethered Self” (pp. 121-137), in
Handbook of Mobile Communication Studies (org. James Katz), The MIT Press, 2008.
IBAHINE, Mohammad. “Mobile Communication and Sociopolitical Change in the Arab
World” (pp. 257-272), in Handbook of Mobile Communication Studies (org. James Katz),
The MIT Press, 2008.

Aula 5 – Softwares – inscrevendo e estabilizando a ação
FULLER, Mathew. “Introduction”, in Software Studies: a lexicon (org. Mathew Fuller), The
MIT Press, 2008.
Verbetes (autorxs diversxs): “Algorithm” (pp. 15-21), “Code” (pp. 40-47), “Computing
Power” (pp. 55-64), “Data Visualization” (pp. 78-87), “Information” (pp. 125-132),
“Interface” (pp. 149-153), “Language” (pp. 168-173), “Programmability” (pp. 224-229), in
Software Studies: a lexicon (org. Mathew Fuller), The MIT Press, 2008.

Módulo II – Cálculos que fazem (fazer)

Aula 6 – Identidade Algorítmica
CHENEY-LIPPOLD, John. “A New Algorithmic Identity: Soft Biopolitics and the Modulation
of Control”, Theory, Culture & Society vol 28(6): 164-181. 2011.
CHENEY-LIPPOLD, John. We are Data: Algorithms and the Making of Our Digital Selves,
(Introdução e capítulos 1 e 2). New York University Press, 2017.

Aula 7 – Algoritmos e cultura
ROBERGE, Jonathan; SEYFERT, Robert. “What are algorithmic cultures?”. Algorithmic
Cultures: essays on meaning, performance and new technologies (org. Jonathan Roberge &
Robert Seyferth). Routledge, 2016.
INTRONA, Lucas. “The algorithmic choreography of the impressionable subject” (pp. 26-
51), in Algorithmic Cultures: essays on meaning, performance and new technologies (org.
Jonathan Roberge & Robert Seyferth). Routledge, 2016.
CARDON, Dominique. “Deconstructing the algorithm: four types of digital information
calculations” (pp. 95-110), in Algorithmic Cultures: essays on meaning, performance and
new technologies (org. Jonathan Roberge & Robert Seyferth). Routledge, 2016.
LEISTERT, Oliver. “Social bots as algorithmic pirates and messengers of technoenvironmental
agency” (pp. 158-172). Algorithmic Cultures: essays on meaning,
performance and new technologies (org. Jonathan Roberge & Robert Seyferth). Routledge,
2016.

Aula 8 – Ciência de Dados
ANDERSON, Chris. “The End of Theory: The Data Deluge Makes the Scientific Method
Obsolete”, https://www.wired.com/2008/06/pb-theory/ . 2008.
O’NEILL, Cathy. Weapons of Math Destruction: how big Data increases inequality and
threaten democracyï (Introdução, capítulos 1, 4 , 10 e conclusão). Crown, 2016.
GEHL, Robert. “Sharing, Knowledge Management, and Big Data: A Partial Genealogy of the
Data Scientist” European Journal of Cultural Studies, European Journal of Cultural
Studies Vol 18, Issue 4-5, pp. 413 – 428. 2015.

Aula 9 – Big Data(bases)
RUPPERT, Evelyn. “The Governmental Topologies of Database Devices”. Theory Culture &
Society 29 (4-5): 116-136. 2012.
MADSEN, Anders; FLYVERBOM, Mikkel; HILBERT, Martin; RUPPERT, Evelyn. “Big Data:
Issues for an International Political Sociology of Data Practices”. International Political
Sociology 10, 275–296. 2016.

Aula 10 – Data Mining e Machine Learning
ANDREJEVIC, Mark; HEARN, Alison; KENNEDY, Helen. Cultural studies of data mining:
Introduction”. European Journal of Cultural Studies, Vol. 18(4-5) 379– 394. 2015.
MACKENZIE, Adrian. “The production of prediction: what does machine learning want?”
European Journal of Cultural Studies, Vol. 18(4-5) 429-445. 2015.
HALLINAN, Blake; STRIPHAS, Ted. “Recommended for you: The Netflix Prize and the
production of algorithmic culture”. new media & society, Vol. 18(1) 117–137. 2016.

Aula 11 – Economia Política da Internet
VARIAN, Hal. “Computer Mediated Transactions”. American Economic Review: Papers &
Proceedings 100: 1–10. 2010.
VARIAN, Hal. “Beyond Big Data”. Business Economics 49, 27–31. 2014.
ZUBOFF, Shoshana. “Big other: surveillance capitalism and the prospects of an
information civilization”, in: Journal of Information Technology, Volume 30/1, pp 75–89.
2015. (tradução para o português no prelo)

Módulo III – Pesquisando a Internet

Aula 12 – Admiráveis métodos novos (?)
ROGERS, Richard. “O fim do virtual: os métodos digitais”. Lumina Vol 10, n. 3, pp 1-34.
2016.
RUPPERT, Evelyn; LAW, John; SAVAGE, Mike. “Reassembling Social Science Methods: the
challenge of digital devices”. Theory, Culture & Society, 30(4), pp. 22-46. 2013.

Aula 13 – Pesquisando a internet – Redes sociais e racismo algorítmico
BOYD, danah. It’s complicated. The social lives of networked teens. “Introdução e capítulos
1, 2 e 3”, (pp. 1-99). Yale University Press. 2014.
SWEENEY, Latanya. “Discrimination in Online Ad Delivery Google ads, black names and
white names, racial discrimination, and click advertising”. ACMQueue, vol11 issue 3, pp. 1-
19. 2013.

Aula 14 – Economias-políticas na Internet
KARLSTROM, Henrik. “Do libertarians dream of electric coins? The material
embeddedness of Bitcoin”, Distinktion: Scandinavian Journal of Social Theory, 15:1, 23-36.
2014.
DE FILIPPI, Primavera & LOVELUCK, Benjamin. “The invisible politics of Bitcoin:
governance crisis of a decentralised infrastructure”. Internet Policy Review, 5(3), pp 1-28.
2016.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. “Introdução e capítulos 1 e 2”. Polity Press. 2017.

Aula 15 – Encerramento do curso

Discussão do trabalhos finais