Disciplina Metodologia em Pesquisa Social

Professoras: Maria Barroso e Felícia Picanço

Ementa

O objetivo da disciplina é apresentar debates epistemológicos e metodológicos (desenhos e técnicas de pesquisa) considerados centrais para a elaboração do projeto e prática de pesquisa.

Programa

01.08     Aula 1     Apresentação do curso e notas sobre a elaboração de projeto de pesquisa em Ciências Sociais

08.08     Aula 2    Ética nas Ciências Sociais: regulação e questões

15.08     Aula 3     Inferência e causalidade nas Ciências Sociais

22.08     Aula 4    O trabalho de campo e a observação participante

29.08     Aula 5    Pesquisa de situações sociais: os imponderáveis da vida cotidiana

05.09     Aula 6    Uma sociologia macro-histórica

12.09     Aula 7     Como perguntar? A entrevista na pesquisa qualitativa

19.09     Aula 8     Trajetórias e histórias de vida: relatos, narrativas e biografias

26.09     Aula 9     Etnografando arquivos e documentos

03.10     Aula 10   Pesquisas amostrais: survey

10.10     Aula 11    Uso das estatísticas e pesquisas oficiais

17.10     Aula 12    Antropologia e imagem

24.10     Aula 13   Antropologia e história

31.10     Aula 14   Pensadores e pensamentos como objeto de pesquisa social

07.11     Aula 15   Apresentação das propostas de pesquisa

Dinâmica da disciplina

1. Cada aula foi programada a partir da seleção de um desenho, método ou técnica de pesquisa e terá um professor convidado, escolhido a partir da experiência de uso do desenho, método ou técnica na sua prática de pesquisa.
  2. Cada aula terá, pelo menos, duas indicações bibliográficas. Uma que seja considerada referência para a discussão do desenho, método ou técnica e outra que seja resultado de uma pesquisa que tenha utilizado tal ferramenta (preferencialmente do professor convidado).

III. Os alunos ficarão responsáveis por debater os textos da bibliografia e a cada aula pelo menos um aluno será escolhido para mobilizar a discussão.

Requisitos para a Aprovação

1. Frequência: o aluno deverá estar presente em 75% das aulas (no máximo 4 faltas).
  2. Orientação sobre pontualidade e faltas: a aula tem início às 14:00, horário em que será feita a chamada. Alunos que chegarem depois da realização da chamada ou saírem antes do final não terão a presença total computada.

Avaliação

1. Participação em sala: cada aluno será responsável por estimular a discussão de duas aulas a partir da bibliografia indicada para a aula e dos interesses de pesquisa (cada participação 1,0, total 2,0 pontos)
  2. Primeira versão da proposta de projeto (1,0): entrega no dia 17.08

III. Segunda versão da proposta de projeto (1,0) com a incorporação de novas questões a partir das discussões do curso e da literatura específica: entrega no dia 21.11

1. Apresentação oral da proposta de projeto (1,0): dia 30.11
  2. (Pré)Projeto de pesquisa (6,0): entrega até dia 30.12

Observação

Como é um curso que envolve uma dinâmica de atividades que depende do número de alunos inscritos, alunos interessados deverão se inscrever na disciplina.