Professores: Maria Lígia Barbosa e Julia O’Donnell

O curso se destina a apresentar e discutir os diferentes desenhos possíveis para a pesquisa em sociologia e antropologia. Serão apresentados os principais métodos desenvolvidos nas duas ciências, contemplando as diversas abordagens teóricas. Mesmo que as discussões se desenvolvam em grupos temáticos (desigualdade, trabalho, identidades coletivas, vida urbana, arte, festa) o enfoque principal será a articulação entre os conceitos e as diversas formas de captura dos fenômenos empíricos a eles associados.

O curso proposto considerou as avaliações feitas pelos alunos e colegas que participaram. A partir dessas discussões foram definidas algumas regras de participação e de avaliação, apresentadas a seguir:

  1. Tanto a Professora Julia quanto a Professora Maria Ligia estarão disponíveis, ao longo de todo o semestre, para discutir individualmente, os trabalhos propostos pelos alunos.

  2. Esse é um curso obrigatório. Portanto presença integral (do começo ao final da aula) será requerida. Faltar a 5 aulas implicaria necessariamente ser reprovado/a na disciplina.

  3. A cada aula todos os alunos deverão apresentar um resumo (no máximo uma página) de um dos textos propostos para a aula. Não serão aceitos resumos posteriormente ao dia da aula. Essa atividade representará (junto com a presença) 20% do valor da nota final do curso.

  4. A partir da quarta aula, a cada aula 2 alunos apresentarão seu próprio trabalho & questões e comentários sobre a bibliografia proposta para aquele dia. É bom notar que é uma possibilidade de ter seu trabalho discutido por nós e também pelos professores convidados. Essa atividade representará 30% da nota final do curso.

  5. O trabalho final será a apresentação de um projeto/texto pronto para a qualificação. Notem que a nota máxima desse trabalho será 5 (50% da nota total). Sendo assim, todas as demais atividades do curso são obrigatórias e terão peso na nota.

Para o curso recomenda-se, além da bibliografia proposta para cada seminário, a leitura de um dos livros da bibliografia básica (que abrange todo o curso e que terá capítulos recomendados para aulas específicas), preferencialmente o primeiro:

  1. PAUGAM, Serge. A pesquisa sociológica. Petrópolis, Vozes, 2015

  2. QUIVY, Raymond & CAMPENHOUDT, Luc: Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 2013.
  3. RICHARDSON, Roberto Jarry: Pesquisa Social Métodos e técnicas, Ed. Atlas.

  4. Bulmer, Martin: Sociological Research Methods: an Introduction. Palgrave Macmillan; 3rd edition (June 1, 2011)
  5. Danilo Miranda e Angela Alonso: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo/ Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo: E-book Sesc SP/Cebrap, São Paulo 2016.

PROGRAMA:

  1. 09/08/2018 Sociologia, Antropologia: ciência e método

    • Apresentação do curso, apresentação dos projetos dos alunos e das regras de funcionamento.

  1. 16/08/2018 Construção do objeto, Pesquisa e apresentação de trabalhos

    • Bibliografia:

BOURDIEU, P., PASSERON, J.-C. e CHAMBOREDON, J.-C. O ofício do sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2004 (Introdução, pp. 9-22; capítulo 1, itens I.1 a I.5, pp. 23-38, e capítulo 2, itens II.1 a I.3, pp. 23-38).

LEMIEUX, Cyril. “Problematizar”. In: PAUGAM, Serge. A pesquisa sociológica. Petrópolis, Vozes,

Ed Tech Technology is transforming what happens when a child goes to school: Reformers are using new software to personalize learning/ This article appeared in the Briefing section of the print edition under the headline “Machine learning”

BAKER, Lucinda: Conference Paper or Presentation? Presenting your Research: Conferences, Symposiums, Poster Presentations and Beyond, SAGE Research Methods, http://dx.doi.org/10.4135/9781473919815.n5

  1. 23/08/2018 Inferência e causalidade: Regularidades, Generalização.

    • Bibliografia:

Little, Daniel:  Varieties of Social Explanation, Westview Press, 2011 (1a. ed. 1991). Introdução (na verdade o primeiro capítulo) e o capítulo 2.

Morgan, S. & Winship, C.: Counterfactuals and Causal Inference: Methods and Principles for Social Research (Analytical Methods for Social Research) 2nd Edition, 2014, cap. 1.

  1. 30/08/2018 – Os imponderáveis da vida cotidiana
    • Professor convidado: Professor Peter Fry
    • Bibliografia:

Malinowski, Bronislaw. 1966 [1922]. ‘Introduction’ a Argonauts of the Western Pacific: An Account of Native Enterprise and Adventure in the Archipelagoes of Melanesian New Guinea. London: Routledge & Kegan Paul. (Há uma tradução brasileira na série Grandes Pensadores)

Gluckman, Max. 1987 [1940]. Análise de uma situação social na Zululândia moderna. Em Antropologia das Sociedades Contemporâneas, ed. B. F. Bianco. São Paulo: Global Universitária. (Está também na nova versão do livro da Feldman)

Mitchell, Clyde. 2010 (1959). A dança Kalela: aspectos das relações sociais entre africanos urbanizados na Rodésia do Norte. Em Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos, ed. B. Feldman-Bianco. São Paulo: UNESP.

Van Velsen, Jaap. 2010. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado. Em Antropologia das Sociedades Contemporâneas, ed. B. F. Bianco. São Paulo: Editora UNESP.

  1. 06/09/2018 – Como perguntar? Viés, fidedignidade e confiabilidade.

    • Professor convidado: Flávio Carbalhaes

    • Bibliografia:

King, Gary; Keohane, Robert; Verba, Sidney. “The Science in Social Science”. In: KING, G.; KEOHANE, R.; VERBA, S. Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton: Princeton University Press. 1994.

Abbott, Andrew. “Basic Debates and Methodological Practices”. In: ABBOTT, A. Methods of Discovery: Heuristics for The Social Sciences. Nova Iorque: W. W. Norton & Company. 2004.

Carvalhaes, Flavio; Chor, Dóra. “Idade, posição socioeconômica e condição de saúde no Brasil”. Revista Brasileira de Ciências Sociais (no prelo). 

  1. 13/09/2018 Análise de arquivos e documentos:

    • Professora convidada: Letícia Carvalho

    • Bibliografia:

Hull, Matthew S. “Documents and Bureaucracy”. Ann. Rev. Anthropol. 2012. 41: 251-67.

Lowenkron, Laura; Ferreira, Leticia. “Anthropological perspectives on documents: Ethnographic dialogues on the trail of police papers”. Vibrant. v.11, p.75 – 111, 2014.

  1. 20/09/2018– Observação participante

 

    • Professora convidada: Yvonne Maggie

    • Bibliografia:

Maggie, Yvonne. Guerra de Orixá. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Editora ZAHAR 2001

  1. 27/09/2018 Pensadores e pensamentos como objeto de pesquisa social
    • Professora convidada: Helga (a confirmar)

  1. 04/10/2018 – Método macro histórico: comparação e a causalidade:

    • Professor convidado: Fernando Cardoso Lima Neto

Bendix, Reinhard (1996) Construção Nacional e Cidadania. São Paulo: Edusp, pp. 35-91.

Wolfe, A. (1991) Três caminhos para o desenvolvimento: mercado, Estado e sociedade civil. In: A democracia como proposta. Rio de Janeiro: Ibase, pp. 17-34.

Reis, Elias (1998) Processos e Escolha: estudos de sociologia política. Rio de Janeiro: Contracapa, pp.67-109.

  1. 11/10/2018 – Uso das estatísticas e pesquisas oficiais
    • Professora convidada: Felícia Picanço
  1. 18/10/2018 – Trajetórias e histórias de vida: relatos, narrativas e biografias
    • Professor José Sérgio Leite Lopes
    • Bibliografia:

Leite Lopes, J.S. “A morte da ‘alegria do povo'”. Em colaboração com Sylvain Maresca. Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 20, outubro de 1992, pp.113-134.

Leite Lopes, J.S e Alvim, R. “Uma autobiografia operária: a memória entre a entrevista e o romance”, Estudos Avançados, 13 (37), dez. 1999, pp. 105-124.

  1. 01/11/2018 Pesquisa qualitativa em ambiente virtual
    • Professora convidada: Mônica Machado
  1. 08/11/2018 Antropologia e Imagem:

    • Professora convidada: Eliska Altmann

    • Bibliografia:

ALTMAN, Eliska. “O autor etnográfico: entre a subjetividade estética e a objetividade científica”.

(http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2003/eliska%20altmann.pdf)

JORDAN, Pierre. “Primeiros contatos, primeiros olhares”. Cadernos de Antropologia e Imagem, 1. Rio de Janeiro: UERJ, 1995, pp. 11-22.

  1. 22/11/2018 Ética da Pesquisa
    • Professor convidado: Octavio Bonet
  1. 29/11/2018 Pesquisa Social: tendências das pesquisas dos alunos e os avanços conseguidos no curso
    • Professoras MARIA LIGIA BARBOSA & JULIA O’DONNEL