A proposta do curso é apresentar temas e questões para a discussão de gênero, poder, corpo e sexualidade, por meio de estudos sociológicos e antropológicos, focalizando a construção da masculinidade nas sociedades ocidentais. O curso apresentará pesquisas realizadas no Brasil e nos Estados Unidos e discutirá algumas etnografias que trabalham a construção de masculinidades em nossa cultura. Pretendemos discutir questões relacionadas a gênero, desvio, estigma, violência simbólica, honra e dominação masculina.

CONNELL, R.W. Gender. Cambridge: Polity Press, 2002

CONNELL, R.W. Masculinities. California: University of California Press, 1995.

CONNELL, R.W. The Men and The Boys. California: University of California Press, 2000.

CONNELL, R.W. Políticas de Masculinidade. Educação & Realidade. V. 20 N.2, nov/dez 1995.

KIMMEL, M. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. Horizontes Antropológicos N. 9, ano 4, out. 1998.

CECLA, F. Machos. Argentina/Espana: Siglo Veintiuno, 2004.

HERDT, G. Same sex: different cultures. Colorado: Westview, 1997.

PARKER, R. Abaixo do Equador. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GUIMARÃES, C. O homossexual visto por entendidos. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GREEN, J. & TRINDADE, R. Homossexualismo em São Paulo. São Paulo: UNESP, 2005.

KULICK, D. Travesti. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

DENIZART, H. Engenharia Erótica. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Filmes:
Laranja Mecânica
Minha vida em cor de rosa
A rainha de ABA
Relações Estranhas