Cultura e Sociedade: uma revisão teórica

Quintas-feiras, das 10:30 às 13:30 HS

Professores André Botelho e Antônio Brasil

Ementa:

Afirmar que as relações entre cultura e sociedade são o tema central da sociologia da cultura, além de uma definição convencional, pode reiterar uma falsa aparência de estabilidade onde antes existe controvérsia, e, pelo que tudo indica, sem qualquer consenso significativo à vista. Noutras palavras, fazer “sociologia da cultura” pode significar coisas muito diferentes dependendo de como se concebe não apenas “cultura”, mas também “sociedade” e “sociologia”. O principal objetivo da disciplina é, então, contribuir para desestabilizar esses termos tomando como problema as múltiplas relações entre cultura e sociedade. Para tanto propomos uma revisão teórica desse campo problemático, destacando diferentes perspectivas e modos de relacionar cultura e sociedade na teoria sociológica recente.

Assumimos como ponto de partida uma concepção mais abstrata dessa relação pensando-a, em diálogo com a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, como relações de “comunicação” e “irritação” mútuas. Em seguida, percorrermos um repertório paradigmático com distintas proposições contemporâneas, desde a mais conhecida de Pierre Bourdieu, que pensa essa relação em termos da configuração de um campo especializado com relativa autonomia; passando por Ann Swidler, Peter Wagner, Klaus Eder, Charles Tilly entre outros; até chegar a proposta de Jeffrey Alexander de uma sociologia cultural que inverte os termos tradicionais da relação, argumentando pelo condicionamento da cultura em toda a vida social. Na segunda parte do programa da disciplina, traremos problemas empíricos, históricos e teóricos de pesquisas sobre o que estamos buscando conceituar como “movimentos culturais”, uma nova forma de comunicação reflexiva entre cultura e sociedade e de ação coletiva para a mudança cultural.

O programa detalhado com a bibliografia está sendo composto e será apresentado no primeiro dia de aula. Adiantamos algumas leituras já definidas para a primeira parte da disciplina:

Bourdieu, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Luhmann, Niklas. Observations on modernity. Stanford University Press, 1998.

Wagner, Peter. Modernity. Polity, 2012.

Tilly, Charles. Identities, boundaries and social ties. Routledge, 2015.

Alexander, Jeffrey C. Sociologia cultural. Formas de clasificación en las sociedades complejas. Barcelona: Anthropos, 2000.

_____. Performance and power. Polity, 2011.