PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

O Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) visa formar docentes e pesquisadores de alto nível, oferecendo o grau de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) e os graus de Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) ou Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural). Trata-se de um Programa de Pós-Graduação Conceito 7 na Capes, no qual a Sociologia e a Antropologia interagem no âmbito do ensino e da pesquisa, trabalhando em conjunto, sem dissolverem suas particularidades e contribuições disciplinares específicas. Temas de pesquisa revigoram-se no confronto de formações profissionais e disciplinares diversas e no constante trabalho de construção do conhecimento, dinamizando o debate nas Ciências Sociais.

Corpo Docente, composto por sociólogos e antropólogos, distribui-se equilibradamente nas Linhas de Pesquisa, nas atividades de ensino e orientação das dissertações e teses, bem como nos Laboratórios de Pesquisa, favorecendo o desenvolvimento de abordagens complexas das questões sociais. Destacamos ainda a vasta atuação nacional e internacional através de intercâmbios e e convênios de seus professores e alunos, a produção da Revista Sociologia & Antropologia, a publicação dos livros na Coleção de Sociologia & Antropologia, e os inúmeros prêmios recebidos pelos trabalhos realizados.

O PPGSA realiza eventos científicos regularmente, recebendo com frequência pesquisadores e professores visitantes de outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. O PPGSA integra o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde dispõe do vasto acervo da Biblioteca do IFCS, com mais de 60 mil títulos especializados em Ciências Sociais, História e Filosofia, além de um Laboratório de Informática e um Laboratório de Som e Imagem.

Veja também: Memória PPGSA Coordenações anteriores e Docentes que integraram o PPGSA