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Informações Gerais

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Esta pesquisa pretende explorar três performances da artista colombiana, Maria Evelia Marmolejo, realizadas na década de 1980. 11 de maio ? ritual a la menstruación (1981), na qual trabalha uma ?performance menstrual?, ao caminhar e imprimir sua pélvis com sangue menstrual nas paredes de uma galeria para uma audiência presente; Anonimo 1 (1981), uma homenagem aos torturados e desaparecidos durante a presidência de Turbay Ayala (1978-82), será considerada uma performance artivista e consiste em se infligir cortes em seus pés, caminhar deixando prints de sangue e cobrir os machucados com curativos, fechando o ciclo de ferimento e cura; e America (12 de outubro de 1985) performance realizada na Plaza Colón em Madri, durante as celebrações do dia do descobrimento da América, que será percebida como arte decolonial, na qual a artista, num determinado momento, quebra um espelho e entrega pedaços aos que assistem a performance. A aproximação conceitual para a análise se dará a partir do aparato teórico proposto por essas três categorias, o sangue corporal ? menstrual, nos pés e nas mãos ?, como tropo que une essas três obras da artista, analisado contextualmente a partir da metodologia de adentrar etnograficamente as possibilidades de agenciamento (Gell) e mediação (Hennion) das obras.

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